Projeto de Chaguinhas cria a Frente   Parlamentar de Apoio à Pessoa portadora do Nanismo

Chaguinhas e Mariana Martins

Está em tramitação, nas comissões temáticas da Câmara Municipal de São Luís, Projeto de Resolução de autoria do vereador Francisco Chaguinhas, que cria, no âmbito de São Luís, a Frente Parlamentar de Apoio à Pessoa Portadora do Nanismo, que visa a montagem de    estratégias, por parte do poder público para dar suporte e todo apoio àqueles que são portadores da referida deficiência.

Em sua justificativa, Chaguinhas destaca que:  “ O nanismo é um distúrbio genético que provoca o baixo crescimento de seus Portadores. É considerado uma deficiência física, diante das limitações que podem se manifestar, de modo mais ou menos grave, ao longo da vida.

Estão, desta forma, submetidos a adversidades de diferentes naturezas, dentre as quais se incluem problemas de saúde, preconceito, falta de acessibilidade e limitações de ordem física.

É justamente por isso que o nosso projeto  se mostra oportuno, na medida em que propõe a criação de uma Frente Parlamentar, com o objetivo de colocar a temática e suas adversidades em pauta, buscando almejando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos portadores do problema”, destaca o parlamentar.

Chaguinhas destaca ainda que a Constituição da República garante a todos os cidadãos o direito à saúde.

“ Está lá, no Artigo 196, enfatizando que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Não apenas em São Luís, mas na maioria das cidades brasileiras

esse é um problema que necessita ser tratado com a maior urgência. Portadores do nanismo enfrentam um grande dilema, que é o preconceito e permanecem invisíveis perante o poder público, em todas as suas esferas, levando-se em conta a falta da adoção de medidas que venham a minimizar o drama dessas pessoas. Essa Frente Parlamentar é apenas o início de uma luta  eu começamos a travar a partir de agora”, afirma o vereador.

Chaguinhas recebeu, na Câmara, a estudante universitária Mariana Martins, que foi eleita, delegada da Associação Nacional durante simpósio ocorrido  no Rio de Janeiro, delegada no Maranhão da Associação Nanismo Brasil (ANABRA). Ela lhe expôs todos problemas enfrentados pelos portadores da deficiência. O vereador abraçou a causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *