(Fotos: Cinaldo Oliveira)
Por iniciativa do ex-secretário de Estado de Esporte e Lazer, médico Phil Camarão e do professor Eduardo Macieira, o ex-prefeito e empresário Mauro de Alencar Fecury, fundador e diretor proprietário do Uniceuma foi homenageado neste sábado (24), por um grupo de amigos, pela sua histórica contribuição à educação e ao esporte maranhense.
O evento aconteceu na quadra do Ginásio Professor Márcio Ribeiro e contou com a participação de dezenas de amigos e familiares do homenageado, a exemplo do empresário e ex-deputado Joaquim Haickel, que também foi secretário estadual de Esportes, Alim Maluf, que já exerceu o mesmo cargo, do jornalista Benedito Buzar, arquiteto Cleon Furtado e outras figuras de destaques na mais diversificadas áreas.
Extremamente emocionado e com os olhos marejados, Mauro Fecury afirmou não ter palavras para destacar um momento tão importante como esse em sua vida. “Estou muito emocionado e gratificado, mas esse é o resultado de quem semeia amizades ao longo de uma vida marcada pelo trabalho”, afirmou.
Phil Camarão afirmou que o importante é homenagear quem merece. “Mauro Fecury é digno de todas as honrarias. Foi um exímio atleta, que elevou o basquete maranhense, um grande político, um grande educador, cujo resultado pode ser avaliado pela grandiosidade do Uniceuma, maior conglomerado educacional de nível superior do Nordeste. Além disso, sempre deu toda atenção, incentivo e total apoio ao esporte”, salientou Phil.
Na concepção de Joaquim Haickel, Mauro Fecury sintetiza a importância de um homem vencedor, que sempre teve a atenção voltada para o esporte e para a educação. As homenagens devem ser feitas com o homenageado em vida. Me sinto feliz e lisonjeado, por estar aqui nesse evento, em homenagem a um grande homem e a um grande amigo”, afirmou.
Para Alim Malfu, Mauro Fecury é uma referência no Maranhão quando se fala em esporte. “Foi um grande jogador de basquete, sempre apoiou todas as modalidades e aqui está recebendo essa merecida homenagem”, acrescentou.
Companheiro de quadras de Fecury, o ex-atleta Ermínio Nina considerou como extremamente justa a homenagem prestada ao amigo. Para ele, Mauro Fecury foi um grande atleta é um grande pai de família e uma figura muito singular, principalmente porque sempre deu total apoio ao esporte.
Para Eduardo Macieira (Dudu), que é professor do Uniceuma, Mauro Fecury marcou uma geração, tanto como atleta como incentivador à prática esportiva e, por conta disso, se consagra comomerecedor dessa grande homenagem por parte de seus amigos, em reconhecimento à grandiosidade de seu trabalho. As homenagens se seguiram com partidas de handebol, basquete e exibições artísticas.