Avenida São Luís Rei de França fica bloqueada após assalto em uma clínica

Um assalto com reféns foi registrado em uma clínica situada na avenida São Luís Rei
de França, no bairro Turu, na tarde desta quinta-feira (30), na capital maranhense. De acordo com informações preliminares, a ação criminosa teve início por volta das 14h e ao menos seis pessoas foram mantidas reféns pelos criminosos.
Ainda segundo informações preliminares, dos seis reféns, quatro ainda estão em poder de quatro suspeitos dentro da clínica. O local está cercado por policiais militares.
Seis reféns já foram resgatados pela PM, mas quatro pessoas ainda estão presas pelos assaltantes.
O trânsito está parado no local. A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão no comando da operação.

 

Articulação de Aldir Júnior garante vitória do governo Braide na aprovação do Orçamento para 2022

Após dissidências, o bloco liderado pelo jovem parlamentar se articulou no plenário, virou o jogo e recompôs a base governista na Câmara de São Luís impedindo um vexame sem precedentes ao prefeito.

O vereador Aldir Júnior (PL) foi uma peça essencial na aprovação do Projeto de Lei nº 274/21 que versa sobre a Lei Orçamento Anual (LOA) para 2022, na manhã desta quarta-feira na Câmara Municipal de São Luís.

Antes da apreciação da matéria em plenário, vereadores que formam a base governista na Casa manifestaram-se favoráveis à emenda de autoria do vereador Antônio Marcos Silva – o Marquinhos (DEM) que visava garantir na peça orçamentaria um reajuste de 7,4% no salário dos servidores municipais. A proposta, entretanto, não agradava o governo, pois iria gerar um impacto financeiro enorme no orçamento.

Diante das dissidências de alguns aliados do prefeito, Aldir Júnior resolveu realizar um trabalho de articulação política no plenário Simão Estácio da Silveira. Ele, que é o 2º secretário da Mesa Diretora, foi na bancada de cada parlamentar e falou pessoalmente com cada um convencendo, inclusive, colegas que haviam subscritos ou estavam dispostos a votar à favor da emenda de Marquinhos.

Percebendo o risco do governo ser derrotado, Aldir resolveu puxar a responsabilidade para si mesmo e, após ter certeza dos votos favoráveis, o parlamentar do PL solicitou ao presidente da Casa, Osmar Filho (PDT) para iniciar a votação da matéria.

Para encorajar os colegas contra a aprovação da propositura, mesmo diante de uma galeria lotada de servidores municipais que foram acompanhar a votação, Aldir abriu a votação e se posicionou contrário à sugestão de Marquinhos. A partir daí, sua atitude acabou convencendo e influenciando os indecisos a votarem pela rejeição da emenda.

Ao final da votação, com 12 votos favoráveis e 16 contra, a emenda aditiva foi rejeitada, rendendo uma importante vitória ao prefeito Eduardo Braide (PODE). Apesar de ser jovem, Aldir colocou a “faixa de capitão” no braço e trabalhou duramente para evitar a derrota do time governista na Casa. Além de exercer de fato sua liderança dentro do plenário, o parlamentar mostrou maturidade, sabedoria, articulação, força e lealdade.

Para marcar esse “gol de placa”, Aldir Júnior contou com apoio de importantes jogadores e aliados como o decano Astro de Ogum (PCdoB), Francisco Chaguinhas (PODE), Daniel Oliveira (PL) e Ribeiro Neto (PMN).

O secretário de Articulação Política, Marcio Andrade que estava acompanhando a votação pelos canais da Casa, se impressionou com a desenvoltura do vereador do PL que, nos acréscimos, acabou conseguindo virar o jogo à favor de Braide.

Em Imperatriz, são 85 famílias desabrigadas, e outras cidades estão ameaçadas pelas enchentes

Rios Tocantins, Parnaíba e Mearim são os que mais ameaçam

Com mais de 85 familias desabrigadas, o que corresponderia a cerca de 340 pessoas, Imperatriz é um dos exemplos da ameaça que municípios maranhenses com histórico de enchentes enfrentam neste momento. Alguns deles já recebem atendimento das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

As cidades mais ameaçadas estão nas regiões banhadas pelos rios Tocantins, Parnaíba e Mearim. Na lista das que estão em situação preocupante aparecem Pedreiras, Formosa da Serra Negra, Imperatriz e Benedito Leite. A Defesa Civil, órgão do CBMMA, monitora essas cidades para prevenção de acidentes e presta auxílio a desabrigados.

Devido à cheia do Rio Tocantins, em Imperatriz, aproximadamente 85 famílias estão desabrigadas. Destas, 62 estão em abrigos cedidos pelas prefeituras; e outras 23, consideradas desalojadas, precisaram se abrigar com parentes e amigos.

“Foram iniciados trabalhos para retirada de moradores próximos às margens do rio. O fator complicador é o grande volume de água”, frisa o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

A situação em Imperatriz é a que requer mais atenção pois o nível do Rio Tocantins chega perto dos nove metros acima do normal: 8,64m. O alerta se estende a Benedito Leite, onde a cheia do Rio Parnaíba deixou residências submersas; Pedreiras, que já está sob monitoramento dos Bombeiros, por conta da cheia do Rio Mearim, que ocorre no período de chuvas e a cidade sofre com as enchentes. Em Formosa da Serra Negra, quatro famílias estão desabrigadas e já estão sendo assistidas pelos Bombeiros.

O comandante Célio Roberto chama a atenção para o aumento do nível do Rio Tocantins, devido à continuidade das chuvas, mas garante que o planejamento seguido tem dado resultados e possibilitado o resgate seguro das pessoas.

“Estamos com a situação controlada para poder fazer o deslocamento das famílias, sem grandes riscos. É um desconforto para as famílias, por deixarem seu lar, mas não há motivos para preocupações. O Governo, por meio do Corpo de Bombeiros, está trabalhando para garantir a segurança da população ribeirinha”, afirmou.

Brandão inicia visitas a três grandes cidades em janeiro

 

O vice-governador e pré-candidato ao governo Carlos Brandão (PSDB) terá agenda ainda mais intensa a partir do mês de janeiro em todo o Maranhão.

As primeiras cidades que visitará dentro da programação dos encontros “Brandão pelo Maranhão” já estão definidas e antecedem o período para definição do candidato do grupo do governador Flávio Dino para a eleição 2022.

A primeira cidade a receber o vice-governador será Bacabal no dia 14 de janeiro. Na semana seguinte, Brandão ficará por dois dias em Imperatriz: 18 e 19 e fecha as visitas em janeiro em Caxias no dia 27.

Os encontros “Brandão pelo Maranhão” vão se intensificar durante todo ano.

Daniella Tema fala sobre sua produtividade no terceiro ano de mandato na Assembleia Legislativa

 

 

 

Em três anos de mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Maranhão, Daniella Tema está entre os parlamentares mais atuantes, e o que confirma o excelente rendimento da deputada são os números presentes no balanço feito ao longo destes anos. Daniella é autora de 13 leis, que já foram sancionadas pelo Governo do Estado, e de mais 310 proposições.

Dentre as leis sancionadas, destacam-se as seguintes: Lei Nº 11.292/2020, conhecida como Lei dos Condomínios, que obriga os condomínios residenciais, localizados no estado do Maranhão, a comunicar aos órgãos de segurança, eventual ocorrência ou indício de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos; Lei Nº 11.352/2020, que trata da divulgação do Disque 180 – dispõe sobre a obrigatoriedade de dar ampla divulgação da central de atendimento à mulher em situação de violência (disque 180), nos edifícios e condomínios residenciais do Maranhão; Lei Nº 11.146/2019, que criou a campanha “Diga Não à Importunação” no Estado do Maranhão”; Lei Nº 11.339/2020 que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos de saúde privados, situados no estado do Maranhão, a disponibilizarem tabela de preços ao consumidor e dá outras providências, dentre outras leis com foco, principalmente, ao desenvolvimento de políticas femininas.

A deputada também é autora da Indicação feita ao Governo do Estado, que criou, por meio da Lei Nº 11.350/2020, o Aluguel Maria da Penha, concedido às mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade socioeconômica.

MANDATO FEMININO

Na Assembleia Legislativa, Daniella Tema também tem atuação forte na defesa da bandeira feminina. Atualmente, a parlamentar coordena a Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio e a Procuradoria da Mulher, órgão interno da Alema para tratar das pautas das mulheres maranhenses.

Para Daniella Tema, fechar o terceiro ano de mandato com um balanço positivo é sinal de que seu trabalho caminha rumo aos interesses do povo maranhense.

“Há três anos me dedico, assim como toda minha equipe, na manutenção de um mandato que realmente faça a diferença na vida daqueles que acreditaram em mim e na minha capacidade de trabalhar pelo Maranhão. E este balanço representa todo esse trabalho diário e intenso que a gente faz para alcançar os melhores resultados possíveis. Para mim, é um claro sinal de que estamos no caminho certo. No entanto, sei que ainda temos muito a fazer e, se Deus quiser, vamos fazer com a mesma vontade e coragem de sempre”, finalizou.

Weslley Martins é nomeado para o comando do INSS no Maranhão

O recém nomeado presidente do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, José Carlos Oliveira, em uma de suas primeiras ações à frente do órgão, nomeou o jovem Weslley Martins para o comando de 33 agências do INSS no Maranhão.

Com uma trajetória voltada a capacidade técnica, estudos e trabalhos sociais. Weslley Martins tem 26 anos de idade, é funcionário de carreira do INSS e exerceu, até a nomeação, alguns cargos de chefia, como chefe da Seção de Atendimento, gerente da Agência na Área Itaqui Bacanga e substituto do chefe do Serviço de Benefícios. Como novo gestor da autarquia, Weslley Martins trabalhará em conjunto com a Gerência Executiva de Imperatriz, a qual responde pela gestão das agências do INSS no Sul e Sudeste do Maranhão, contando com aproximadamente 23 unidades.

Formado em Engenharia de Controle e Automação e Gestão Pública, Martins é o gerente executivo mais jovem da história do INSS. Foi um dos responsáveis pela implantação do INSS Digital em sua fase piloto e do Seguro Defeso nas plataformas digitais no Maranhão. Além de sempre estar prestando suporte nas demandas nacionais do órgão diretamente na Capital Federal, em Brasília.

Sua capacidade técnica inclusive já foi reconhecida nas superintendências regionais espalhadas pelo Brasil. Contando com o apoio direto do superintendente da Regional Nordeste, Marcos de Brito.

Nascido e criado na Vila Embratel, em São Luís, Weslley é filho do ex-líder comunitário, bacharel em Direito e antigo presidente do PAN, PHS e DC, candidato a vereador e deputado federal, Antônio Ferreira Martins (Totó Martins), falecido recentemente, vítima da COVID-19, e da pedagoga e gestora escolar, Marinalva Aragão Martins, a qual vem desenvolvendo trabalho constante na região, para aproximar os jovens da periferia às políticas públicas. Marinalva é uma das principais lideranças que representam a Área Itaqui-bacanga nos assuntos e demandas políticas junto a população, sendo, inclusive a gestora que sempre vem buscando aproximação dos representantes políticos na região.

Uma das características do novo gestor local do INSS no Maranhão, Weslley Martins, é a preocupação em diminuir desigualdades sociais, tanto na comunidade da Vila Embratel quanto em toda a cidade de São Luís.

A frente do INSS já realizou diversas ações em parceria com instituições públicas com a comunidade, visando diminuir a distância entre o órgão e as pessoas que buscam o recebimento de benefícios. Na comunidade, as atividades têm o intuito de levar educação aos jovens da periferia, garantindo que todos possuam informações neces sárias para realizarem o requerimento de seus benefícios previdenciários

Programa Pacto pela Paz faz aniversário de 6 anos com grande evento em São Luís

Ocorreu sexta-feira dia 17, na Igreja Batista do Angelim – IBA, a cerimônia de aniversário do Programa Pacto pela Paz, o mesmo completou 6 anos de existência de bons serviços prestados e aproximação da sociedade aos poderes municipais e estaduais.

A cerimônia que contou com centenas de pessoas de diversos municípios, foi marcada pela solenidade de posse dos conselheiros comunitários do programa e contou também com homenagens, títulos e certificados entregues as autoridades civis e militares.

O maior programa do norte e nordeste de pacificação social, o Pacto pela Paz que completou 06 seis anos e tem como Coordenador Geral o Delegado Dicival Gonçalves da Silva, o programa que atualmente conta com 146 conselhos espalhados pelo estado do Maranhão, onde são 43 na capital e 103 no interior e justamente nesse ano de 2021 teve um crescimento exponencial devido ao grande trabalho executado pelo coordenador e toda sua equipe.

O evento também contou com a participação de diversas autoridades como o Secretário de Segurança Pública Dr. Jefferson Portela, o Comandante do Corpo de Bombeiro do Maranhão, o Comandante Geral da PM, representantes da Polícia Civil, a Promotora Doracy Reis e o Desembargador Paulo Velten.

O PROGRAMA PACTO PELA PAZ

O Pacto Pela Paz é um programa criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei de nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.

QUEM FAZ PARTE?

O Programa tem como órgãos diretores as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Direitos Humanos.

A esperança que mobiliza

Carlos Brandão

Vice-governador do Maranhão

 

No artigo desta semana, escrevo sobre algo que tem movido minha caminhada política: a esperança. A esperança que mobiliza, que compartilha ideais e que nos incentiva a seguir em frente. Uma esperança que ganhou um novo tamanho quando, há quase sete anos, tive a oportunidade de entrar no Palácio dos Leões, ao lado do governador Flávio Dino, com a responsabilidade de auxiliá-lo na gestão de nosso estado. Uma honra que nos foi concedida por centenas de milhares de maranhenses. Assumimos a responsabilidade e trabalhamos sem parar. Em cada minuto, entreguei muita dedicação ao que estávamos construindo.

Em trinta anos de vida pública, aprendi que para estar na política é preciso gostar de gente. Por isso, trabalhamos pelas pessoas. Sempre me mantive compreendendo meu lugar no processo liderado pelo governador Flávio Dino. Ao seu lado, dia e noite, mas sem holofotes, sem vaidades e sem pensar em projetos que não fossem frutos da parceria que iniciamos, quando nos unimos para a formação da chapa vitoriosa, nas eleições de 2014.

Assim tem sido Carlos Brandão. Alguém que aguarda a hora certa para manifestar suas opiniões, para liderar. Ouço muito, observo mais ainda e, dessa forma, tenho ajudado o Maranhão a ter o melhor governo do Brasil. Hoje, temos o maior plano de expansão da educação em nosso país. Nossos professores são valorizados e são os mais bem remunerados nacionalmente. Nossos jovens têm acesso a Escolas Dignas e IEMAs, que estão transformando a nossa história na educação. Temos uma rede estadual de saúde forte e consolidada, formada por hospitais e policlínicas espalhadas por nosso território. Somos o estado que melhor combateu a pandemia da covid-19 no país e aquele que apresentou o menor índice de mortes por habitante. Nesse grande desafio, nos preocupamos com a cidadã e o cidadão, com o que teriam em suas mesas. Por isso, criamos o programa Comida na Mesa e já distribuímos quase um milhão de cestas básicas às famílias maranhenses. Muitas delas formadas com alimentos produzidos por nossos pequenos agricultores, fortalecendo a agricultura familiar.

Claro que temos que avançar; investir em novos projetos, novas ideias e novas perspectivas. Mas o primeiro passo é garantirmos a continuidade do trabalho exitoso comandado pelo governador Flávio Dino nos últimos anos. Um trabalho que, acima de tudo, tem resgatado a dignidade das pessoas.

Sem pressa e com muito diálogo, estamos construindo um grupo formado por gente que se dedica ao Maranhão. Que quer que ampliemos as conquistas alcançadas e que impulsionemos a locomotiva do desenvolvimento. Esse será o nosso propósito. Essa será a esperança que continuará movendo a todos que abraçam essa nossa caminhada, na construção de um projeto que não é meu, mas de cada maranhense que acredita em nosso estado. Um projeto que levaremos à estrada, em uma pré-candidatura forte e feita com o povo. Trabalharemos muito para que todos tenham a certeza de que estão do lado certo da história.

 

 

 

Recados para ela

Olá, minha fofa, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontrá-la na santa paz do Senhor por aí. Aqui no andar de baixo, Bibi, só a política. A campanha está em pleno andamento, sob o codinome de pré-campanha, para despistar a Justiça Eleitoral. No âmbito nacional, o Lula, que nos últimos meses andou debaixo da vara verbal desrespeitosa do Ciro Gomes, agora vai se encontrar com o dito cujo. Coisas de velhacaria da política, a autêntica politicagem.

Vou te relatar tintim por tintim. Assim que começaram os movimentos eleitorais, o Ciro Gomes dia e noite estava numa rede de TV, de Rádio e em lives, baixando o sarrafo no Lula. De ladrão, corrupto pra cima. Recentemente, o Ciro, que mais se parece a palmatória do mundo, assim como o seu irmão, o senador Cid Gomes, foram alvos de um baculejo da Polícia Federal, acusados de desvio de recursos públicos.

Para atingir o Bolsonaro, a esquerda toda entrou em defesa do presidenciável do PDT. Com Isso, o Ciro chegou a dizer que jamais havia esculhambado o ex-presidente petista. As gravações não negam e agora, as apimentadas entrevistas do pedetistas estão circulando nas redes sociais. É tudo farinha do mesmo saco.

Bem, cidadã, mas vamos às nossas informações paroquiais. São as que mais interessam.

*

Falando em campanha, aqui no Maranhão não é segredo pra ninguém que a disputa está polarizada entre o vice-governador Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha. Sempre que um faz alguma movimentação, a resposta do outro lado é imediata.

*

Nesta semana, por exemplo, Weverton reuniu aliados à guisa de confraternização natalina e dois dias depois foi a vez do Brandão. Este último está levando vantagem, porque a cada dia ele desfalca o grupo adversário. Brandão reuniu 98 prefeitos e divulgou a lista.

*

São prefeitos, deputados, vereadores e outras lideranças. Tô sabendo inclusive que o ex-deputado J. Pinto, presidente do PDT de São José de Ribamar já vai se  desfiliar do partido para ingressar nas fileiras do exército do Brandão, assim como sua esposa, a vereadora Concita Pinto, da capital.

*

Pelo menos 22 deputados estaduais assinaram manifesto de apoio a Brandão esta semana. São 42 parlamentares. Aí, se tira os três que compõem a bancada alinhada ao deputado federal Josimar de Maranhãozinho, sobram 17 do grupo de Weverton Rocha.

*

E pelo visto, não haverá acordo nenhum entre o Weverton e o grupo do governador Flávio Dino. O senador sempre joga umas piadas quando concede entrevistas, para atingir o grupo de Flávio. Esta semana, o Brandão bateu mais forte. Afirmou que é ficha limpa, tem o CPF zero e jamais foi acusado de desvio de recursos públicos.

*

Até as pedras de cantaria de São Luís sabem a quem isso foi enderaçado. Basta lembrar que o Weverton Rocha andou se atrapalhando aí com pagamentos suspeitos das obras de recuperação do Ginásio Costa Rodrigues e outros assuntos que foram parar no STF. Mesmo assim, continua  a dizer que foguete não dá ré.

*

Uma denúncia interessante contra o prefeito Aldo de Cururupu chegou à Rádio Mirante, na sexta-feira. Diz respeito a um festival de diárias distribuidas a dezenas de seus auxiliares. O denunciante entregou tudo detalhado ao radialista Geraldo Castro.

*

Ah, Bibi, também na sexta-feira, o Nelsinho Piquet, filho do tricampeão mundial de Fórmula 1, o Nelson Piquet, recebeu o título de “Cidadão Maranhense” na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Duarte Júnior.

*

Ai fui saber que ele reside no Maranhão, na cidade de Santo Amaro. Afirmou que se apaixonou pela cidade e pelas exuberantes belezas naturais dos Lençóis Maranhenses. Figura muito simpática. Conversei com ele durante alguns minutos.

*

Pelo que o Nelsinho Piquet falou, cidadã, dá a entender que nossos governantes não dão a menor pelota para o desenvolvimento do turismo. Se uma figura pública do porte dele disse ter se encantado pelos Lençóis do Maranhão, é porque a coisa é boa. Falta maior divulgação.

*

Nelsinho Piquet nasceu na Alemanha e se apaixou no Maranhão, pelo que tem de bom, de natural. Aí neguinho que nasce aqui, quer bancar o riquinho e curtir praias poluídas no Rio de Janeiro e outros estados, para ostentar nas redes sociais.

*

Olha cidadã, perdemos  na semana passada o João da Mata, irmão que morava havia décadas no Rio de Janeiro. Era o segundo da família, depois do Zé Bernardo. Figura serena e muito educada. Saiu de São Luís garoto, juntamente com o Henrique, que depois voltou e se estabeleceu em Barra do Corda.

*

João da Mata estava com problemas de saúde há alguns meses. Trabalhou na extinta Casa das Banhas e se destacou com uma figura carismática, muito bem humorada e extremamente cordial. Deixa muitas saudades.

*

Quem também fez a viagem celestial esta semana foi o administrador e professor Antonio Fernando Carvalho Silva, que foi secretário de Administração no governo de João Castelo e de Fazenda do município, com Gardênia Ribeiro Gonçalves

*

A violência, como resquício do tráfico de drogas está fazendo miséria no Maranhão, Bibi. Essa tráfico demoníaco está deixando muitas famílias enlutadas e provocando terror em todas as regiões do Maranhão.

*

Para que se tenha uma ideia, foi apreendida, esta semana, no Ceará, quase meia tonelada de cocaína, toda ela processada no nosso Estado. Uma verdadeira calamidade pública.

*

Tô tomando conhecimento de que a diretora do Diário Oficial do Estado resolveu tocar o terror no órgão, demitindo servidores a torto e a direito e promovendo assédio  moral com a rapaziada. Deve tomar cuidado, porque tem neguinho se preparando para a denúncia pública.

Bem, minha fofa, com essa o teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com esse teu pimpolho.

Beijão de quem continuará te amando para sempre.

Djalma

N.E. Bibi é Benedita Rodrigues, mãe desse editor. Ela faleceu no dia 8 de dezembro de 1965, aos 28 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia.

Divulgada lista dos 98 prefeitos que estiveram no ato público com Brandão

Em ato promovido nesta quinta-feira (16), o vice-governador Carlos Brandão elevou seu cacife, ao reunir nada mais nada menos do que 98 prefeitos e 23 deputados. O blogueiro Diego Emir fez o levantamento dos gestores muni ipais presentes.

Veja a lista

ACAILANDIA – ALUÍSIO – REPUBLICANOS
AFONSO CUNHA – ARQUIMEDES BACELAR – PDT
ALDEIAS ALTAS – KLEDSON – PL
AGUA DOCE DO MARANHÃO – THALITA DIAS – MDB
MARANTE DO MARANHAO – VANDERLY DO COMÉRCIO – PATRIOTA
APICUM-AÇU – ZEQUINHA RIBEIRO – PSC
ANAJATUBA – HELDER ARAGÃO – MDB
ANAPURUS – PROFESSORA VANDERLY – PCdoB
BACABAL – EDVAN BRANDÃO – PDT
BACABEIRA – FERNANDA GONÇALO – PMN
BACURITUBA – LETICIA DE SIBA – PSD
BARRA DO CORDA – RIGO TELES – PL
BARREIRINHAS – AMILCAR – PCdoB
BELAGUA – HERLON COSTA – PSC
BEQUIMAO – JOÃO MARTINS – MDB
BENEDITO LEITE – RAMON BARROS – PCdoB
BOM LUGAR – MARLENE MIRANDA – PCdoB
BURITI – ARNALDO CARDOSO – PL
BURITIRANA – TONY BRANDÃO – PDT
BURITI BRAVO – LUCIANA LEOCADIO – PCDoB
CAJAPIO – DR MARCONE – DEM
CANTANHEIDE – ZÉ MARTINHO – PDT
CAXIAS – FÁBIO GENTIL – REPUBLICANOS
CENTRAL DO MA – FECHINHA – REPUBLICANOS
CIDELANDIA – FERNANDO TEIXEIRA – PP
CODO – ZÉ FRANCISCO – PSD
COLINAS – VALMIRA MIRANDA – REPUBLICANOS
COROATA – LUÍS AMOVELAR FILHO – PCdoB
CURURUPU – ALDO LOPES – PSB
DOM PEDRO – GALEGO – SD
DAVINOPOLIS – RAIMUNDO COQUINHO – AVANTE
ESPERANTINOPOLIS – ALUISINHO – PTB
FORMOSA DA SERRA NEGRA – CIRINEU COSTA – PL
FORTALEZA DOS NOGUEIRAS – NATANZINHO – PP
GOV. EDSON LOBAO – PROFESSOR GERALDO BRAGA – PCdoB
GOV. EUGÊNIO BARROS – CHIQUINHO DO BANCO – PDT
GOV.LUIS ROCHA – ZEZÃO – PSDB
GRACA ARANHA – BIRA – PDT
GRAJAU – MERCIAL ARRUDA – MDB
ICATU – WALACE – REPUBLICANOS
ITAPECURU-MIRIM – COROBA – PTB
JATOBA – ROBERTINHO – PTB
JOSELANDIA – RAIMUNDO ZUCA – PDT
JENIPAPO DOS VIERAS – ARNOBIO DO CARRO VELHO – PDT
JUNCO DO MARANHÃO – ANTONIO FILHO – PCdoB
LAGO VERDE – ALEX ALMEIDA – PP
LAGOA GRANDE – NERES POLICARPO – MDB
LAJEADO NOVO – ANA LÉA – PDT
LORETO – GERMANO COELHO – REPUBLICANOS
MATINHA – LINIELDA DO ELDO – PCdoB
MIRADOR – DOMINGAS CABRAL – REPUBLICANOS
MONTES ALTOS – DOMINGOS FRANÇA – REPUBLICANOS
NOVA COLINAS – JOSA – PCdoB
NOVA OLINDA DO MARANHÃO – IRACY WEBA – PP
OLHO DAGUA DAS CUNHAS – GLAUBER AZECEDO – PCdoB
PALMEIRANDIA – EDÍLSON DA ALVORADA – REPUBLICANOS
PASTOS BONS – ENOQUE MOTA – PP
PINDARE MIRIM – ALEXANDRE COLARES
PERIMIRIM – HELIEZER DO POVO – PCdoB
PORTO FRANCO – DEOCLIDES MACEDO – PDT
PRESIDENTE DUTRA – RAIMUNDINHO AUDIOLAR – REPUBLICANOS
PRESIDENTE MÉDICI – DR CAÇULA COELHO – REPUBLICANOS
PRESIDENTE SARNEY – VALÉRIA – PCdoB
PRIMEIRA CRUZ – NILSON DO CASSÓ – REPUBLICANOS
SANTO AMARO – LEANDRO MOURA – PCdoB
HUMBERTO DE CAMPUS – LUÍS FERNANDO – DEM
ROSÁRIO – CALVET FILHO – PSC
SAMBAIBA – FÁTIMA DANTAS – PP
SANTA INÊS – FELIPE DOS PNEUS – REPUBLICANOS
SANTA RITA – HILTON GONÇALO – PMN
SANTA LUZIA – FRANÇA DO MACAQUINHO – PP
SÃO FELIX DE BALSAS – MÁRCIO PONTES – PCdoB
SAO BENEDITO DO RIO PRETO – WALLAS ROCHA – PSC
SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO – JÚNIOR DO POSTO – REPUBLICANOS
SÃO FRANCISCO DO BREJAO – RONEI ALENCAR – PSC
SÃO JOÃO BATISTA – MECINHO – PSC
SÃO JOAO DO PARAÍSO – BETO REGIS – PCdoB
SÃO JOAO DO SOTER – JOSA – REPUBLICANOS
SÃO JOSE DOS BASILIOS – FARINHA PAÉ – REPUBLICANOS
SÃO MATEUS – IVO REZENDE – PSB
SÃO PEDRO DA AGUA BRANCA – MARILIA GONÇALVES – PTB
SÃO RAIMUNDO DO DOCA BEZERRA – SELITON MIRANDA – PDT
SAO ROBERTO – DANIELY TRABULSI – PTB
SÃO VICENTE DE FERRER – ADRIANO FREITAS – DEM
SENADOR LAROUQUE – PROFESSOR BARTOLOMEU – REPUBLICANOS
SITIO NOVO – ANTÔNIO COELHO – PDT
SUCUPIRA SO NORTE – MARCONY – CIDADANIA
SUCUPIRA DO RIACHAO – WALTER AZEVEDO – DEM
TURIACU – EDESIO CAVALCANTE – REPUBLICANOS
URBANO SANTOS – PROFESSOR CLEMILTON – PSC
VIANA – CARRINHO – PL