Mulher que tentou matar a mãe asfixiada em leito de hospital diz que ‘pacientes terminais deveriam ter direito de escolher’

Por Rafael Cardoso, G1 MA — São Luís, MA

A juíza Janaina Araujo de Carvalho decretou a prisão preventiva de Luciana Paula Figueiredo, de 32 anos, que foi presa em flagrante nessa terça-feira (28) ao ser flagrada tentando matar por asfixia a mãe, a idosa Ana Benedita Figueiredo, de 68 anos, em um leito no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.

Luciana já está presa na Unidade Feminina na Penitenciária de Pedrinhas. Em depoimento à polícia, ela negou a autoria do crime, mas, ao ser questionada se é a favor da eutanásia, respondeu que “os pacientes terminais deveriam ter o seu direito de escolher”.

Atualmente, a defesa tenta provar que ela possui transtornos mentais e pediu a instauração de incidente de insanidade mental no processo sobre o caso. A Justiça já determinou a avaliação biopsicossocial de Luciana.

“Ela tem transtorno de Borderlaine e síndrome do pânico. Antes do caso, ela já estava fazendo tratamento médico. Pedimos que ela continua o tratamento dela em um estabelecimento adequado. Se não continuar, pode piorar o quadro dela”, afirmou a defesa.

O crime

O crime contra a idosa Ana Benedita foi filmado por acompanhantes de outros pacientes que estavam na mesma enfermaria e perceberam uma movimentação estranha no leito.

Em um vídeo é possível ver a idosa sendo asfixiada pelo nariz e pela boca pela mão de Luciana, que ainda usa um lençol para impedir que a vítima consiga respirar. A idosa, mesmo em condições frágeis de saúde, ainda tenta reagir levantando uma das mãos para tentar conseguir tirar a mão do seu rosto, mas não consegue.

 

Mulher tenta sufocar a mãe no leito de hospital e é presa em São Luís

Ana Benedita estava internada desde o dia 19 de janeiro com um quadro grave de embolia pulmonar. Por ter passado muito tempo sem respirar, ela teve que ser levada de volta para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Após o caso, Luciana Paula foi presa e autuada por tentativa de homicídio. Também em depoimento à polícia, ela afirmou que tem uma boa relação com a mãe e disse que colocou a mão na boca da mãe por outra finalidade, mas não deu detalhes.

De acordo com a Polícia Civil, as primeiras investigações apontam que Luciana teria tentado matar a mãe por estar cansada de cuidar da idosa que, por conta dos graves problemas de saúde, precisa de assistência. No entanto, isso ainda é investigado e não está confirmado.

Promotoria investiga se idosa já era vítima de violência

Além disso, a polícia investiga se a filha tinha alguma intenção de aplicar medicamentos na mãe, já que foi encontrada uma seringa dentro de uma das sacolas que estavam com Luciana no hospital.

“Não apenas em relação a essa tentativa de homicídio, ela também vinha fazendo algum tipo de movimentação quem sabe até mudanças na medicação dessa mãe vinha recebendo via soro. Criminalmente, temos a informação de o que motivou esse ato criminoso teria sido em decorrência da filha estar cansada de cuidar de uma mãe idosa, que apresenta vários problemas de saúde. E segundo o que foi repassado pelo delegado plantonista, isso poderia ter sido uma das causas desse comem timento esse ato criminoso e bastante grave contra a própria mãe, cometido pela filha”, explicou Carlos Alessandro, superintendente da Polícia Civil na capital.

Segundo a Delegacia do Idoso, que conduz as investigações, ainda serão colhidos depoimentos da idosa para tentar esclarecer quais foram as motivações do crime.

“Ela disse ter uma relação normal com a mãe e ela realmente colocou a mão na boca da mãe, mas com outra finalidade, que não tinha nada a ver com o homicídio. Ela nega. Mas para a polícia o vídeo é bem claro e agora nós vamos iniciar o serviço de investigação para descobrir a verdadeira motivação”, disse Roberval Rodrigues, delegado do idoso.

Pela primeira vez duas mulheres vão comandar viagens num Boeing 737

A história da aviação ganhou um novo capítulo na última sexta-feira, na cidade de Harare, no Zimbábue. Pela primeira vez, um Boeing 737 decolou comandado por duas mulheres como capitãs. As responsáveis pelo feito histórico foram as pilotas Chipo Matimba e Elizabeth Petros, que comandaram a aeronave da Air Zimbabwe até as Cataratas de Vitória, na fronteira com a Zâmbia.

A viagem, de cerca de uma hora, foi um sucesso e as pilotas comemoraram muito o feito, em seus perfis nas redes sociais. “Primeiro 737 só com mulheres na cabine de controle. Foi um prazer, Chipo Matimba!”, escreveu Elizabeth, em sua página. A companhia aérea também comemorou a realização e parabenizou as capitãs. “A história foi feita!”, publicou a Air Zimbabwe, na rede social.

Justiça mantém condenação de ex-prefeito de Cedral por desvio de dinheiro

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve a condenação do ex-prefeito Gabriel Amorim Cuba, do município de Cedral, por irregularidades apuradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) durante o tempo em que ele esteve à frente da gestão municipal. Na sentença de primeira instância, a juíza da Vara Única da Comarca, Márcia Daleth Garcez, condenou o réu com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos, ressarcimento integral do dano de R$ 52.525,55 e pagamento de multa em favor do município no mesmo valor.

Na ação civil pública por ato de improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão (MP/MA), foi apontada a fragmentação de despesas para aquisição de medicamentos, gêneros alimentícios e de combustível, violando a Lei de Licitações, além de contratação de pessoal por tempo indeterminado, referentes ao exercício financeiro de 2008.

O ex-prefeito apelou ao TJMA, apresentando preliminares de inadequação da via eleita. No mérito, sustentou inexistência de atos de improbidade, além de ausência de prova de danos à coletividade, de dolo e de danos ao erário.

VOTO – O desembargador Jorge Rachid, relator da apelação, não acolheu a preliminar. Disse ser firme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no sentido de admitir a possibilidade de ajuizamento de ação de improbidade em seu desfavor, em razão da perfeita compatibilidade existente entre o regime especial de responsabilização política e o regime de improbidade administrativa previsto na Lei nº 8.429/92.

 

No mérito, o relator verificou como incontroversas as irregularidades apontadas no acórdão do TCE, que consistem na ausência de procedimento licitatório, em desacordo com o artigo 2º da Lei das Licitações, com fragmentação de despesas. Acrescentou que, no caso, a comprovada utilização indevida de verbas públicas sem prévia realização de licitação e contrato configura dano ao erário.

Quanto às sanções aplicadas pela juíza, disse que estão em consonância com outros julgados pelo TJMA, inclusive o pagamento de multa civil no valor do dano, que representa justa repreensão à infração cometida, atendendo ao seu caráter sancionador e pedagógico.

Os desembargadores Kleber Carvalho e Ricardo Duailibe também negaram provimento ao recurso do ex-prefeito.

Jovem é encontrada morta asfixiada em São Luís

Uma mulher identificada como Francisca Doralice da Silva, de 48 anos, foi assassinada nesta quinta-feira (30), no bairro Santa Efigênia, em São Luís. De acordo com a Polícia Civil, a vítima que era empregada doméstica, foi morta asfixiada com fio de uma chapinha.

Segundo a polícia, o caso foi denunciado por Daniela da Silva Rolim, de 20 anos, que foi até a Delegacia Especial da Cidade Operária (DECOP) e confessou que havia assassinado Francisca com o objeto. A vítima trabalhava como empregada doméstica na casa da avó da suspeita. A polícia investiga a motivação do crime.

Uma equipe da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) foi enviada para o local do crime, que encontrou o corpo da vítima deitado no chão sem vida. Ainda segundo a polícia, ao lado de Francisca, foi encontrada uma faca.

O objeto foi recolhido e deve passar por perícia. O corpo de Francisca Doralice da Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) onde deve passar por exames.

 

Homem executado a tiros em frente a condomínio no Maranhão Novo

 

A polícia está investigando a execução de um homem que ocorreu na noite de quinta-feira (30) no bairro Maranhão Novo, em São Luís. Ele foi morto a tiros por dois suspeitos ainda não reconhecidos.

Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 20h. Um homem, ainda não identificado, foi morto a tiros em frente a um condomínio no bairro do Maranhão Novo, na capital.

O delegado que está a frente do caso, Felipe Freitas, disse que vai investigar as causas do homicídio para descobrir. “As informações estão um pouco desencontradas de populares. A vítima estaria correndo, subindo a avenida principal, e teria sido perseguido por dois indivíduos que teriam atirado contra a vítima. Em princípio relataram diversos disparos. Só que a gente verificou aqui que a vítima só tem uma lesão. Vamos verificar as câmeras de segurança e tentar identificar alguma testemunha”, finalizou.

Após cobrar por serviço técnico, jovem é morto com golpes de faca em Ribamar  

Um jovem, de 28 anos, identificado como Tiago da Silva Fernandes foi morto com golpes de faca na manhã de quinta-feira (30) após cobrar por um serviço técnico realizado na Estrada da Mata, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís.

Segundo a polícia o crime aconteceu, por volta das 9h, depois que a vítima cobrou por um serviço técnico feito em um ventilador por um homem reconhecido como Adauto Silva, 53.

De acordo com a polícia, Tiago não teria ficado satisfeito com o resultado do conserto do eletrodoméstico, e após uma discussão com Adauto ele foi atingido com a arma branca na região do peito.

Tiago da Silva ainda chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que a levou até o Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II), mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Após o crime Adauto Silva fugiu, porém ele foi capturado por policiais que realizaram rondas e o encontraram nas proximidades do local do homicídio. Ele foi preso em flagrante e levado para a Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop), onde vai ficar à disposição da Justiça.

75 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz

O número exato de vítimas não é conhecido com certeza, embora os historiadores calculem que 1,1 milhão de homens, mulheres e crianças – 1 milhão dos quais eram judeus – tenham morrido no campo entre 1940 e 1945. As outras vítimas eram poloneses, ciganos e prisioneiros soviéticos.

O campo de Auschwitz, na cidade polonesa de Oswiecim, 50 km a oeste de Cracóvia, está localizado a 3 km de Birkenau, construído a partir de 1940 e se tornou o principal local, em 1942, de extermínio de judeus dentro da estrutura da “solução final” nazista. Abrigava quatro câmaras de gás e quatro fornos crematórios.

Os judeus, que chegaram a Birkenau em trens de carga de animais, eram direcionados principalmente para as câmaras de gás depois de uma “seleção” que ocorria na rampa de entrada, onde se reservavam o direito de permanecer vivo provisoriamente para aqueles que tinham condições físicas para trabalhar como escravos.

Em 27 de janeiro de 1945, 7,5 mil prisioneiros que ainda estavam no campo foram libertados pelo Exército Vermelho. Antes de fugir, os nazistas ficaram encarregados de destruir sua fábrica sinistra e vários prédios daquele complexo de 42 km² que incluía três campos e foram, em parte, construídos pelos próprios prisioneiros.

Desde 1947, esse local, símbolo da barbárie humana, é classificado como monumento nacional polonês, abriga um museu – Auschwitz-Birkenau -, administrado por um comitê internacional e, em 1979, foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

A pedido do governo polonês, o Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco aprovou em 2007 uma modificação do nome oficial de Auschwitz, que foi renomeado como “Auschwitz-Birkenau, campo de concentração e extermínio nazista alemão (1940-1945)”.
Varsóvia solicitou a mudança de nome para combater o surgimento, na mídia estrangeira, de expressões como “campos de concentração poloneses” ao se referir aos campos construídos pelos alemães no território da Polônia ocupada.

Com informações da AFP

Navios do Porto do Itaqui são monitorados para evitar coronavírus no Maranhão

Emap garante que está seguindo os protocolos para controle de epidemias. Coronavírus foi classificado como de ‘alto’ o risco de transmissão internacional.

Por G1 MA — São Luís

Os navios do Porto do Itaqui, localizado no litoral de São Luís, estão sendo monitorados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como medida preventiva para evitar qualquer contaminação pelo novo coronavírus, considerado de risco internacional elevado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável por administrar e explorar tanto o Porto do Itaqui quanto os Terminais Delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais de São de Ribamar, garante que existe um protocolo para controle de epidemias.

Segundo esse protocolo, são feitos vários testes simulados com a participação da Anvisa, secretarias de Saúde estadual e municipal, Marinha do Brasil e Polícia Federal. Todos os navios que chegam ao porto são monitorados pela Anvisa e só atracam se a Declaração Marítima de Saúde estiver de acordo com o protocolo vigente.

Até o momento, segundo o jornal O Globo, apenas uma brasileira de 22 anos foi internada com suspeitas da doença, em Minas Gerais. Ela viajou para a China e está sendo monitorada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Transmissão do vírus

O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse que o novo coronavírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas.

Xiaowei afirmou ainda que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo e reforçou que as ações de contenção – que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos – serão intensificados.

Cursinho da Prefeitura de São Mateus aprova onze candidatos na UEMA

 

Direcionado para alunos da rede pública, o cursinho Pré-Universitário da Prefeitura de São Mateus do Maranhão conseguiu um fato inédito: aprovou onze candidatos no Processo Seletivo à Educação Superior (PAES 2020), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), cujo resultado final foi divulgado na última sexta-feira (17).

O cursinho Pré-Universitário Municipal é mantido pela prefeitura são-mateuense, através da Secretaria de Juventude Ciência Tecnologia e Inovação, foi inaugurado no início de 2016, na gestão do prefeito Miltinho Aragão e, atende a 200 estudantes a cada edição, todos oriundos de escolas públicas do município.

Os onze aprovados foram Olga Beatriz Saraiva, Letras, Rhaissa Fernanda, Ciências Sociais, Larisse Pires,Letras, Marcus Vinicius, Matemática, Larissa Dominique, Direito,Alane Veloso, Pedagogia, Ana Paula, Letras, Tiago Fernandes, Matemática, Édla Milena, Letras.

Idealizador do projeto, Miltinho Aragão, destacou que desde a sua primeira edição o Pré-Universitário Municipal, foi ponte para mais de 100 jovens ingressar em faculdades públicas e privadas.

“O Pré-Universitário Municipal é um dos maiores orgulhosos da minha gestão. Já são mais de 100 jovens cursando o ensino superior em faculdades públicas e privadas, frutos do projeto. Estamos fazendo história,” concluiu.

Serviço:

Para ingressar no cursinho Pré-universitário Municipal, o aluno tem que ter concluído o ensino médio em rede pública. Para mais informações, os interessados precisam acessar site da prefeitura no endereço: http://www.saomateus.ma.gov.br/site/