Repartições públicas municipais não funcionarão também na segunda-feira (2)

Por conta do feriado de São Pedro – sexta-feira (29) – e do ponto facultativo decretado em razão do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018 na segunda-feira (2), os órgãos da Prefeitura de São Luís não funcionarão nestes dois dias. O expediente volta a normalidade na terça-feira (3).

A medida é válida para os órgãos municipais da administração direta, indireta, autarquias e fundações. Durante feriados municipais e ponto facultativo, os serviços públicos considerados essenciais devem garantir o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Dessa forma, ficam preservados os serviços essenciais relativos às áreas de urgência como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

 

Prefeitura de São Luís moderniza Cemarc e marcação de consultas passa a ser diária

Com a modernização da Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), a gestão do prefeito Edivaldo conseguiu mais um feito na área de saúde: a partir do mês de julho os agendamentos de todas as especialidades poderão ser realizados em qualquer dia da semana. Para alcançar o resultado, a Prefeitura de São Luís realizou uma série de melhorias, como reestruturação do espaço físico, investimento em novos equipamentos e capacitação funcionários. Nesta quinta-feira (28) o prefeito Edivaldo visitou a Central, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, e conversou com funcionários sobre os novos serviços e a mudanças sendo feitas no local.

Daniella Tema é recebida com festa pela ex-prefeita de Presidente Dutra, no aniversário da cidade

A ex-prefeita Irene Soares e o povo de Presidente Dutra fizeram festa para recepcionar na noite da última quinta-feira (28), a pré-candidata a deputada Daniella Tema. A calorosa recepção aconteceu na residência da gestora municipal, ocasião em que foi comemorado também 74º aniversário de emancipação política do município.

A recepção teve como objetivo de formalizar oficialmente o apoio de Irene Soares e seu grupo político a candidatura de Daniella, hoje bem aceita e em contínua ascensão, atingindo números surpreendentes de aceitação em toda região. O encontro festivo foi também uma demonstração de força da ex-prefeita como liderança, que conseguiu reunir vereadores, líderes de comunidades, correligionários, cabos eleitorais e pessoas comuns que seguem seus ideais partidários.

A pré-candidata Daniella Tema percorreu todo o espaço da festa cumprimentando e conversando alegremente com os presentes, sempre receptiva, em alguns momentos foi indagada sobre seu audacioso projeto de chegar à Assembleia, que para ela será uma outra via de procurar a ajudar as pessoas, assim como têm feito durante décadas seu marido Dr. Tema, prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

A festa ganhou o real clima político durante os pronunciamentos, o vereador Mano Pingo de Gente disse porque decidiu apoiá-la e que parabenizava o seu grupo por ter feito a escolha certa. “Não escolhi ela por outra coisa ou dinheiro, foi por humildade, carisma e a forma como ela trata o nosso povo”, afirmou. O vereador André Jardins falou duro criticando a postura de outros aliados que deixaram o grupo por outros interesses. “Tem vereadores aí que partiram para outros caminhos em busca do poder”, pontuou. Antes de concluir ele destacou importantes obras realizadas por Irene Soares.

 

O prefeito Dr. Tema não poupou elogios a ex-prefeita Irene Soares, destacando seu bom trabalho que realizou quando prefeita. Sobre Daniella, ele foi muito além e a classificou como uma pessoa devidamente preparada para o exercício da atividade política-partidária, relembrando ainda sua excelente atuação à frente do hospital macro regional, o Socorrão. Finalizando sua fala, disse: “Podem ter certeza que nós seremos vitoriosos (…) o político têm que ouvir o povo, e quanto a isso eu tenho dado aula de política diariamente pra ela”.

 

Muito bem aplaudida pelo bom público presente, Irene Soares, ladeada pelo seu filho Remizinho, afirmou que Daniella vai tratar o povo de Presidente Dutra como trata o povo de Tuntum. Irene ainda disse que ela será uma deputada que o povo precisa. “Daniella será uma deputada que nós precisamos em nossa cidade”, destacou. Antes de finalizar, pediu união: “Vamos nos unir de mãos dadas para eleger Daniella”, concluiu.

Estiveram também presentes várias personalidades da classe política da cidade e da região, entre elas o ex-prefeito de Tuntum, Pires Léda, o ex-prefeito de de Dom Pedro, Chico do Valdemar, o presidente da Câmara de Governador Luiz Rocha, Antonio, o ex-prefeito de Pastos Bons, Enoc Mota e comitivas de cidades vizinhas, entre elas Trizidela do Vale e São José dos Basílios.

STF nega liberdade a Lula e arquiva pedido da defesa para enviar caso à Segunda Turma do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta sexta-feira (29) o novo pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na mesma decisão, Moraes arquivou o pedido dos advogados para que o caso de Lula fosse analisado pela Segunda Turma do tribunal, não pelo plenário da Corte.

Após a decisão, a defesa de Lula divulgou a seguinte nota: “A defesa irá recorrer para que o pedido de liberdade do ex-presidente Lula seja julgado pelo órgão previsto na lei e no regimento da Corte – que no caso é a 2a. Turma do STF”.

Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, em regime inicialmente fechado, Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

A defesa de Lula tem apresentado pedidos de liberdade ao STF. Os advogados também questionaram recente decisão do relator da Lava Jato, ministro Luiz Edson Fachin, de encaminhar outro pedido para julgamento em plenário.

A decisão de Moraes

Ao considerar improcedente a reclamação da defesa de Lula, Alexandre de Moraes negou, por consequência, um dos principais pedidos dos advogados do ex-presidente: para que Lula fosse solto e aguardasse em liberdade a análise, por outras instâncias da Justiça, dos recursos apresentados.

Na decisão, de sete páginas, o ministro do STF considerou “duvidoso” o cabimento da reclamação. Para ele, não há indício de que o juiz natural foi violado porque a competência é do STF, independentemente de Turma ou plenário.

“O plenário do Supremo Tribunal Federal torna-se o Juízo Natural para a realização do Devido Processo Legal das questões afetadas, seja pelo próprio Ministro relator, seja por uma das Turmas; com, obviamente, toda independência e imparcialidade necessárias para a decisão”.

Na avaliação de Alexandre de Moraes, o regimento interno do Supremo permite o envio de processos para o plenário por parte do relator. Diante disso, o ministro afirma não ter visto ilegalidade no ato de Fachin.

“Na presente hipótese, portanto, a competência do STF, pela interpretação das regras constitucionais, legais e regimentais, poderá ser exercida pelo Plenário, salvo se esse órgão máximo do Tribunal recusar. Inexiste, portanto, ilegalidade no ato impugnado”, afirmou o ministro.

Moraes também negou um pedido adicional feito pela defesa de Lula para que o pedido fosse redistribuído a algum dos ministros da Segunda Turma.

Condenação

Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), responsável pelos processos da Operação Lava Jato em segunda instância.

 

 

No entendimento do TRF-4, Lula recebeu da OAS, como propina, um apartamento triplex em Guarujá (SP) em retribuição a contratos firmados pela construtora com a Petrobras.

Desde que as investigações começaram, Lula se diz inocente, afirmando que o imóvel não é dele. A defesa do ex-presidente também afirma que o Ministério Público Federal não conseguiu produzir provas contra Lula no processo.

Morre jornalista que apresentava o programa policial Bandeira 2

(Diego Emir)

Morreu na tarde desta quarta-feira (27), o jornalista Jânio Arley. Ele ficou famoso na década de 90 e início dos anos 2000 ao apresentar o programa policial Bandeira 2 na Tv Difusora, afiliada do SBT.

Janio Arley teve duas paradas cardíacas e foi levado ao Socorrinho do Cohatrac, porém não sobreviveu mesmo com as manobras de ressuscitação.

O ex-apresentador do Bandeira chegou a morar em Brasília por um ano, mas atualmente morava na região do Cohatrac.

Motorista do deputado Rigo Teles é executado a tiros em Barra do Corda

 José Maria Barbosa Ferreira, que era motorista do deputado Rigo Teles, foi executado nesta terça-feira (2¨6), com vários tiros disparados por um dos ocupantes de uma moto, quando estava na porta de uma oficina de manutenção de som automotivo, na cidade de Barra do Corda.

Ele estava trabalhando com o parlamentar havia dois meses e o crime está envolto no mais denso mistério. Os dois motoqueiros simplesmente pararam o veículo e um deles efetuou cinco tiros. A Polícia Civil está investigando o assassinato.

Investigação da PF aponta que cocaína saía do Peru para o Maranhão em caminhões

 

 

Por Aline Vieira e Janine Brasil, G1 AC, Rio Branco

A Polícia Federal detalhou, em coletiva nesta terça-feira (26), como era feito o esquema de distribuição da droga transportada em caminhões para outros estados do país. A cocaína saía do Peru para o Acre, seguia para o Maranhão e depois era distribuída para outros estados, sobretudo São Paulo (SP). No Acre, todos os mandados foram cumpridos na capital acreana, Rio Branco.
A Operação “Peterbilt” foi deflagrada na manhã desta terça (26) e cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. A operação teve como foco desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas.

“A origem dessa droga era do Peru. A investigação no Peru vai ser com a polícia peruana. Nós fornecemos informações, porque temos uma parceria com a polícia peruana e é uma questão de tempo deflagrar essa operação lá e prender essas pessoas, que já foram identificadas”, disse o delegado Evandro Escobar, chefe da operação.

O delegado explicou que a operação começou em 2016, após uma denúncia anônima de que a região de fronteira do Acre estava sendo utilizada por uma quadrilha do Maranhão.

“Através das primeiras investigações, conseguimos identificar alguns envolvidos no estado do Maranhão e, no transcorrer do ano de 2017, identificamos os integrantes da quadrilha na região de fronteira do Acre e os fornecedores dos países vizinhos”, acrescentou.

Droga era transportada em caminhões
Durante as investigações, a polícia descobriu a logística da quadrilha e como a droga era escondida e ocultada em caminhões.

“Essa logística era empregada nessa região de fronteira. A droga era levada tanto para os estados do Maranhão, quanto para São Paulo, onde era redistribuída e lá repartida. No transcorrer das investigações, a gente conseguiu identificar que pelo menos 200 quilos de cocaína tenham sido levados dessa região”, acrescentou.

A Polícia Federal conseguiu interceptar dois carregamentos e apreender quase 50 quilos de droga. A partir daí, foi possível identificar toda a cadeia de integrantes desde quem preparou os veículos até quem era o responsável por transportar e comprar a droga.

Além dos mandados, duas pessoas foram presas em flagrante. Uma por porte ilegal de arma de fogo e a outra por crime ambiental.

“Em uma das casas haviam vários animais silvestres em cativeiro. Na primeira apreensão, que ocorreu no mês de junho do ano passado, foram apreendidos 14 quilos de droga. Na segunda, essa droga estava ocultada em um veículo e foi apreendida no Maranhão. A segunda apreensão ocorreu no Acre, no posto da Tucandeira e no caminhão conseguimos apreender 34 quilos de cocaína, ocultados em uma mudança”, afirmou.

Operação Peterbilt
O nome da Operação, segundo a PF, é inspirado na fabricante de caminhões Americana. A empresa Peterbilt revolucionou o conceito de transportes e serviu de analogia para demonstrar o refinamento de atos criminosos dos investigados, que se valeram de diversos ardis e complexo sistema de logística para o tráfico de entorpecentes entre os estados brasileiros.

A PF decidiu deflagrar a operação nesta terça em razão do Dia Internacional de Combate ao Abuso de Drogas e ao Tráfico Ilícito.

 

Por Aline Vieira e Janine Brasil, G1 AC, Rio Branco

 

A Polícia Federal detalhou, em coletiva nesta terça-feira (26), como era feito o esquema de distribuição da droga transportada em caminhões para outros estados do país. A cocaína saía do Peru para o Acre, seguia para o Maranhão e depois era distribuída para outros estados, sobretudo São Paulo (SP). No Acre, todos os mandados foram cumpridos na capital acreana, Rio Branco.
A Operação “Peterbilt” foi deflagrada na manhã desta terça (26) e cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. A operação teve como foco desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas.

“A origem dessa droga era do Peru. A investigação no Peru vai ser com a polícia peruana. Nós fornecemos informações, porque temos uma parceria com a polícia peruana e é uma questão de tempo deflagrar essa operação lá e prender essas pessoas, que já foram identificadas”, disse o delegado Evandro Escobar, chefe da operação.

O delegado explicou que a operação começou em 2016, após uma denúncia anônima de que a região de fronteira do Acre estava sendo utilizada por uma quadrilha do Maranhão.

“Através das primeiras investigações, conseguimos identificar alguns envolvidos no estado do Maranhão e, no transcorrer do ano de 2017, identificamos os integrantes da quadrilha na região de fronteira do Acre e os fornecedores dos países vizinhos”, acrescentou.

Droga era transportada em caminhões
Durante as investigações, a polícia descobriu a logística da quadrilha e como a droga era escondida e ocultada em caminhões.

“Essa logística era empregada nessa região de fronteira. A droga era levada tanto para os estados do Maranhão, quanto para São Paulo, onde era redistribuída e lá repartida. No transcorrer das investigações, a gente conseguiu identificar que pelo menos 200 quilos de cocaína tenham sido levados dessa região”, acrescentou.

A Polícia Federal conseguiu interceptar dois carregamentos e apreender quase 50 quilos de droga. A partir daí, foi possível identificar toda a cadeia de integrantes desde quem preparou os veículos até quem era o responsável por transportar e comprar a droga.

Além dos mandados, duas pessoas foram presas em flagrante. Uma por porte ilegal de arma de fogo e a outra por crime ambiental.

“Em uma das casas haviam vários animais silvestres em cativeiro. Na primeira apreensão, que ocorreu no mês de junho do ano passado, foram apreendidos 14 quilos de droga. Na segunda, essa droga estava ocultada em um veículo e foi apreendida no Maranhão. A segunda apreensão ocorreu no Acre, no posto da Tucandeira e no caminhão conseguimos apreender 34 quilos de cocaína, ocultados em uma mudança”, afirmou.

Operação Peterbilt
O nome da Operação, segundo a PF, é inspirado na fabricante de caminhões Americana. A empresa Peterbilt revolucionou o conceito de transportes e serviu de analogia para demonstrar o refinamento de atos criminosos dos investigados, que se valeram de diversos ardis e complexo sistema de logística para o tráfico de entorpecentes entre os estados brasileiros.

A PF decidiu deflagrar a operação nesta terça em razão do Dia Internacional de Combate ao Abuso de Drogas e ao Tráfico Ilícito.

 

Acusado de assassinatos é linchado até a morte no interior do Maranhão

O suspeito de cometer um assassinato identificado como Wallison Silva Araújo, de 19 anos, foi linchado até a morte por moradores do município de Araioses, a 408 km de São Luís. Segundo a Polícia Civil, no domingo (24) ele matou a golpes de faca um jovem identificado como Madson Araújo da Cruz, que não tinha passagens pela polícia.

O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (26). Segundo a Polícia Civil, a população descobriu que Wallison estava em uma residência da cidade e cercou a casa. A Polícia Militar foi acionada e chegou com dois policiais para atender a ocorrência.

De acordo com o delegado da cidade de Araioses, Raphael Reis, quando os policiais chegaram Wallison estava em cima de um muro para evitar a população. Eles conseguiram convencê-lo a descer e se entregar, mas no momento que iriam prendê-lo a população o agarrou e o atirou para fora da casa. Ele afirma que nada pode ser feito.

“Os policiais estavam lá e tentaram prender, mas a população partiu para cima dele. Dois policiais contra 80…100 populares poderiam fazer o que?”, questionou o delegado.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão questionando a falta de efetivo policial e da logística para casos de emergência em Araioses, mas não houve retorno.

Um vídeo mostra o momento em que Wallison desce do muro da casa e os policiais tentam acalmar e conter a população. Um homem surge com um facão e Wallison tenta se esconder entre os militares.

Feriado de São Pedro alterará rotina nesta sexta-feira, em São Luís

O feriado de São Pedro, na sexta-feira (29), vai alterar a rotina em São Luís. Bancos, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais ficarão fechados. Shoppings terão horário diferenciado. O comércio reabre as portas no sábado (30), exceto no João Paulo, onde haverá o tradicional Encontro de Bois de Matraca, que marca o Dia de São Marçal.

A Prefeitura de São Luís informou que, em decorrência do feriado do dia 29, não funcionarão órgãos municipais da administração direta, indireta, autarquias e fundações. O Município assegura, no entanto, o atendimento referente aos serviços públicos considerados essenciais. Dessa forma, ficam preservados atendimentos nas áreas de saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), informou que não haverá expediente na sexta-feira (29) nos órgãos estaduais que funcionam em São Luís, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial, como assistência médica e hospitalar, policiamento, abastecimento de água, entre outros serviços de atendimento de necessidades inadiáveis da população.

Comércio e shopping

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que o Dia de São Pedro é feriado municipal, portanto o comércio deve permanecer de portas fechadas. As lojas da Rua Grande não abrirão as portas. Os supermercados e as farmácias, consideradas atividades essenciais, podem funcionar em horário livre, nesse dia.
No São Luís Shopping, o horário de funcionamento nesta sexta, 29, será alterado: lojas satélites, quiosques e Louvre Magazine não funcionam. Lojas Americanas estará aberta das 12h às 22h; Hiper Bompreço – 8h às 22h; Cinépolis – 12h30 às 22h30; Praça de Alimentação e Danny’s Park – 12h às 22h.
No Shopping da Ilha, na próxima sexta (29), as lojas e quiosques permanecerão fechados; a praça de alimentação e espaço de lazer abrirão das 12h às 22h; já o cinema funcionará das 14h30 às 22h.
No Rio Anil Shopping, lojas e quiosques ficarão fechados. A praça de alimentação e espaço de lazer, abrirão das 12h às 22h; o cinema seguirá a programação nacional.

O que funciona no Dia de São Pedro?

Órgãos municipais: fechados
Órgãos estaduais: fechados
Comércio: fechado
Agências bancárias: fechadas
Supermercados e farmácias: abrem normalmente
Fórum: aberto em regime de plantão

Shoppings

Rio Anil Shopping
– lojas e quiosques fechados; praça de alimentação e espaço de lazer abertos das 12h às 22h; cinema seguirá programação nacional.

Shopping da Ilha
– lojas e quiosques fechados; praça de alimentação e espaço de lazer abertos das 12h às 22h; cinema das 14h30 às 22h.

São Luís Shopping
– lojas e quiosques fechados; praça de alimentação e espaço de lazer abertos das 12h30 às 22h30; cinema seguirá programação nacional.

Saiba mais

Shoppings durante o jogo do Brasil

O jogo do Brasil contra a Sérvia nesta quarta-feira (27), às 15h, vai alterar o funcionamento de shoppings na capital. No São Luís Shopping, as lojas, quiosques e âncoras funcionarão das 10h às 15h e de 17h às 22h. A Praça de Alimentação, das 10h às 22h; o Cinépolis abrirá das 13h às 23h. O Hiper Bompreço funcionará das 8h às 22h.
Nesta quarta-feira (27), por causa do terceiro e último jogo da primeira fase da Copa do Mundo, o Rio Anil Shopping abrirá às 10h, interromperá o funcionamento às 14h30 e retomará as atividades normais das 18h às 22h.

 

Daniella Tema é recebida com festa na Aurora e batiza o boi Brilho das Estrelas

Recebida com entusiasmo pela comunidade do bairro da Aurora, na noite desta terça-feira (25), em São Luis, a pré-candidata a deputada estadual Daniella Tema (DEM), virou o centro das atenções, parando a todo instante para um self  ou para um abraço com os moradores. Ela esteve no arraial do bairro, coordenado pela ex-candidata a vereadora Enfermeira Goreth, que lhe dá apoio na campanha e foi convidada para batizar o grupo de bumba boi Brilho das Estrelas, do bairro Santa Ifigênia.

“Estou apoiando Daniella Tema porque, além de ser uma mulher, vejo em suas propostas algo de positivo. Ela tem uma bandeira de lutas semelhante à minha, que estabelece a valorização da mulher, a renovação na política e compromisso com a área da saúde”, afirmou Goreth, que obteve algo em torno de 3 mil votos em São Luís, na disputa para uma cadeira na Câmara, no pleito de 2016.

Dirigente do boi Brilho das Estrelas, o músico e arranjador Luis Wagner afirmou que estava se incorporando na campanha de Daniella Tema pelo fato de ter familiares na cidade de Tuntum e por ser um admirador do esposo da pré-candidata, o prefeito Tema. “Tenho plena certeza de que será uma excelente deputada, até porque é esposa do Tema, grande líder da região e prefeito de sua cidade pela quinta vez”, asseverou o músico.

 

Após a cerimônia do batismo do grupo de bumba-boi, Daniella Tema, a pedido dos brincantes, se misturou à roda, fazendo a alegria dos componentes do grupo folclórico. Ao final, agradeceu ao convite, afirmando ter sido essa uma das noites mais emocionantes de sai vida.

“Sou admiradora e incentivadora da cultura popular do meu Estado e viajei 360 quilômetros hoje, para está aqui, a convite dessa grande mulher que é a Enfermeira Goreth. Tenho projetos para a Assembleia Legislativa e a comunidade da Aurora faz parte desse projeto. Vocês terão uma representante naquele parlamento, que irá ajudar a Goreth a chegar à Câmara Municipal”, disse Daniella Tema.

A pré-candidata assinalou ainda estar emocionada pelo carinho com que foi tratada pelo povo da Aurora. “Quero retornar aqui posteriormente para uma conversa olhos nos olhos com essa comunidade hospitaleira, auscultar seus problemas, para que possamos buscar alternativas. Saio daqui esta noite alegre e emocionada pelo carinho com que fui tratada”, finalizou Daniella Tema.