Depois da Paraíso do Tuiuti, outro grave acidente na Marquês de Sapucai com 12 feridos

Outro grave acidente, o segundo em duas noites de desfiles das escolas de samba, voltou a abalar o carnaval no Rio de Janeiro.
Doze pessoas ficaram feridas na madrugada desta terça-feira, duas delas em estado grave, em um acidente com o segundo carro alegórico durante o desfile da Unidos da Tijuca.
A parte superior da alegoria desabou sob o peso dos integrantes.
De acordo com a secretaria de Saúde do município, entre os feridos há dois casos considerados graves, “um com traumatismo craniano e outro com ferimentos no abdome”.
O acidente foi o segundo registrado na Sapucaí em dois dias de desfile do Grupo Especial, depois que 20 pessoas ficaram feridas quando um carro alegórico da Paraíso do Tuiuti perdeu o controle e prensou muitas pessoas contra uma grade no domingo à noite.
Três mulheres permanecem internadas e uma delas respira com a ajuda de aparelhos, segundo o boletim médico mais recente.
O problema na madrugada desta terça-feira aconteceu quando o segundo carro alegórico da Unidos da Tijuca se preparava para entrar na Marquês de Sapucaí.
“Eu estava do lado esquerdo e vi a parte da direita do teto desabar. O pessoal caiu e tinha gente presa nas ferragens”, afirmou à AFP, sem conter as lágrimas, Raissa Pinheiro.
As ambulâncias se aproximaram do local do acidente para retirar os feridos, em meio a uma grande confusão.
Após vários minutos parado, o carro alegórico percorreu todo o trajeto da passarela, sob os aplausos do público, com alguns bombeiros presentes e alguns componentes da escola aos prantos.
“Essas coisas acontecem, mas as questões da segurança têm que ser revistas, com o que está acontecendo. Quando a gente trata de carnaval, as coisas são sérias. Trabalhamos o ano todo, então quando acontece uma situação dessa, acho que fica todo o mundo chateado em relação a tudo”, afirmou Washington Luis, que desfilou pela Unidos da Tijuca.
Uma perícia na alegoria foi realizada ao final do desfile, sob a chuva.
Antes da Unidos da Tijuca, desfilaram União da Ilha, São Clemente e Mocidade Independente de Padre Miguel.
Após o grande susto com acidente da escola da Tijuca, passaram pela avenida as tradicionais Portela e Mangueira, atual campeão do Grupo Especial.
Apesar da preocupação do público, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, afirmou que os dois acidentes tiveram “características diferentes” e que terem acontecido no mesmo carnaval foi uma “coincidência”.
“Isto nunca poderia ter acontecido. É um verdadeiro desastre”, opinou Rafael, condutor de um carro da União da Ilha.
Outro incidente, sem gravidade, aconteceu durante o desfile da Mocidade, quando uma mulher caiu de uma altura de 1,50 metro após a queda de parte da estrutura de um carro alegórico.Apesar da imagem impressionante, a integrante da escola saiu ilesa.

Tatuapé é a grande campeã do carnaval de São Paulo

 

SÃO PAULO – Com uma vitória conseguida apenas na última nota, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé foi a grande campeã do carnaval de São Paulo este ano. Após homenagear o continente africano, a Acadêmicos do Tatuapé conseguiu nota dez na quase totalidade dos quesitos e conquistou o primeiro ligar na disputa.

A escola de samba teve como tema Mãe África Conta a Sua História: Do Berço Sagrado da Humanidade à Abençoada Terra do Grande Zimbabwe. Apenas nos últimos instantes os membros e torcedores da escola puderam comemorar o resultado.

Até a nota do penúltimo jurado, quem vencia era a escola Dragões da Real. Com uma homenagem à famosa música do cantor Luiz Gonzaga, a escola que ficou em segundo lugar teve o tema Dragões Canta Asa Branca.

As notas, lidas nesta tarde no Sambódromo do Anhembi, foram atribuídas por 36 jurados, quatro para cada um dos nove quesitos.

Na última e penúltima colocação, as escolas Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde foram rebaixadas para o Grupo de Acesso. De acordo com as regras, os critérios de desempate seguiram a ordem inversa dos quesitos que foram anunciados: fantasia, bateria, comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, harmonia, alegoria, evolução, enredo e samba enredo.

Em instantes, começa a apuração das escolas que desfilaram no Grupo de Acesso, das quais as duas mais bem colocadas irão para a elite do carnaval paulista em 2018.

No ano passado, a escola Império da Casa Verde, que começou a apuração em primeiro lugar, foi a campeã do grupo especial.

Deputado amigo de Bolsonaro é preso pela PM do Espírito Santo

Foto: Foto: Reprodução

A Polícia Militar do Estado do Espírito Santo informou nesta terça-feira que o capitão da reserva Lucinio Castelo de Assumção, conhecido como Capitão Assumção, se entregou nesta manhã na Corregedoria da Polícia Militar e está recolhido no presídio da corporação. Ontem, o sargento Aurélio Robson Fonseca da Silva também se apresentou à PM do Estado.

Assumção, Silva e outros dois policiais tiveram a prisão decretada no sábado pela Justiça Militar do Espírito Santo, a pedido do Ministério Público Estadual, por envolvimento no motim dos policiais militares do Estado. Eles são acusados de incitar o movimento e de aliciamento de outros policiais com a divulgação de áudios e vídeos em redes sociais.

No sábado, a polícia tentou prender os quatro policiais em suas casas, mas não os encontrou. Um deles, o Capitão Assumção, que é ex-deputado federal e aliado do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), foi encontrado mais tarde no 4º Batalhão da PM, em Vila Velha. Os policiais da Corregedoria da PM chegaram a detê-lo, mas ele escapou.

Segundo agentes da equipe que tentou prendê-lo, Assumção conseguiu fugir em meio a um tumulto criado por um grupo de colegas e de mulheres de policiais amotinados, que se manifestava em frente ao quartel. Houve troca de empurrões e o ex-deputado escapou depois de receber voz de prisão.

Dos quatro militares que tiveram a prisão decretada, apenas o tenente-coronel Carlos Alberto Foresti havia sido detido no sábado, quando se apresentou na unidade da Polícia Militar de Itaperuna, no Rio de Janeiro, e foi encaminhado para o presídio da Polícia Militar do Espírito Santo, em Vitória.

A PM informou hoje que “estará adotando medidas para cumprir a ordem de prisão do quarto policial militar com mandando de prisão ainda em aberto”.

As investigações da PM apontaram que o tenente-coronel Foresti, que trabalhava no centro de despacho de viaturas, desde o início do movimento, fez manifestações de apoio aos policiais com divulgação de vídeos nas redes sociais. Já o capitão Assumção teve participação presencial nas entradas dos quartéis e divulgação de mensagens de apoio nas redes sociais.

Conforme o Estado mostrou em reportagem do fim de semana, o motim contou com o apoio de um grupo aliado de Bolsonaro no Espírito Santo. O secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Eugênio Ricas, disse que há indícios claros de que o movimento foi de “fachada” motivado por interesses políticos e econômicos.

Sem citar nomes, o secretário afirmou que o Espírito Santo viveu um quadro de “terrorismo digital” por meio da disseminação de informações falsas e boatos com o objetivo explícito de colocar a população em pânico, paralisar o transporte público e fechar o comércio. Segundo Ricas, 80% das mensagens partiram de pessoas e redes de fora do Estado.

Uma equipe de especialistas em comunicação digital ajudou a reportagem a rastrear o movimento de apoio nas redes sociais ao motim da PM. Bolsonaro publicou na sexta-feira em sua página no Facebook a mesma resposta que deu ao Estado, informando que só se manifestaria sobre o assunto ao vivo e desde q

Marambaia e Quinto brigam pelo titulo na ultima noite de desfile da Passarela do Samba

A Turma do Quinto da Madre Deus encerrou o desfile das escolas de sambas em São Luis

Tradições genuinamente maranhenses, a Passarela do Samba abriu alas em seu penúltimo dia para mais uma noite de Blocos Organizados e Escolas de Samba, além das Alegorias de Rua: Tijupá, Casinha da Roça, Tapera e Corso das Virgens. Pelo sambódromo já passaram também Turmas de Samba, Blocos Tradicionais que, assim como os Organizados, as Alegorias de Rua, Tribos de Índio e Blocos Afros, só existem no Maranhão.

Nesta segunda-feira (27) participaram do último dia de Concurso da Passarela do Samba 2017 os Blocos Organizados: Os Gorjeadores, Pau Brasil, Kanto Kente, Turma do Saco, Vila Izabel e Dragões da Madre Deus. Estes blocos foram acrescentados aos desfiles da Passarela quando esta ainda acontecia na Praça Deodoro, sendo uma evolução dos antigos blocos de sujo da cidade, que eram quando amigos se encontravam para festejar nas ruas de forma espontânea.

Dança, comissão de frente, alegorias, adereços, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, alas, carros alegóricos e baianas abrilhantaram a noite com as Escolas de Samba que destacaram, em sua maioria, elementos da cultura maranhense. A primeira a se apresentar foi a Mocidade Independente da Ilha do bairro Cohab, com o tema “Porto de Itaqui: Progresso, Lenda e Mistérios”. Em seguida, a Túnel do Sacavém fez referência a todas as mulheres com destaque para aquelas que marcaram a história do Brasil e do mundo, sob o enredo “A outra metade do céu, as mulheres na história e no coração”.

Trazendo um discurso pela resistência da cultura e do carnaval, a Flor do Samba prestou sua homenagem ao Grupo Grita do Anjo da Guarda, um dos Pontos de Cultura de São Luís, que há 40 anos realiza um dos maiores teatro a céu aberto do país, com o tema “Do carnaval ao teatro, do Itaqui ao Bacanga, grita minha Flor e dá voz ao anjo esperança”. Em seguida foi a vez da Marambaia, do Bairro de Fátima, que trouxe o colorido e estampado da África, sob o tema “Majestosa Mãe África: Herança de nossos ancestrais”.

Finalizando a noite, a Turma do Quinto levantou o público com o samba-enredo “Akomabu: A cultura não deve morrer”. A campeã do ano passado trouxe o tema do Grupo Afro ludovicence e dedicou o desfile à pessoas do carnaval maranhense que faleceram recentemente, entre elas: Julimar Maia, Aldo Leite, Jota Alves, Zé Pivô e Tião da Favela.

“Estou achando muito bem organizado, além dos desfiles encantadores, temos todo o aparato de segurança e saúde aqui. Participo desde criança, nunca deixo de acompanhar e esse é o melhor ano que já prestigiei, as agremiações capricharam”, frisou a espectadora Lenir Baldez, de 60 anos.

A apuração do Concurso acontece no Cine Teatro da Cidade, na quarta-feira (1º), a partir das 15h.

Carnaval de todos

Encerra nesta terça-feira (28) a programação da Passarela do Samba, no Anel Viário. A programação inicia às 18h com apresentação de grupos de tambor de crioula, seguido das Tribos de Índio: Upaon Açu, Tupinambás do Anjo da Guarda, Guajajaras, Curumim, Carajás, Sioux, Kamayura, Tupinambás do Iguaiba, Itapoan, Tupiniquins, Tapiaca-Uhu e Guarani; E cortejo dos Blocos Afros: Gdam, Didara, Neto de Nanã, Akomabu, Juremê, Aruanda, Abiê-Mayo, Omnirá, Abibimã e Officina Affro.

Para fechar oficialmente a programação, a festa contará com a participação do Blocão do Bicho, Bloco do Reggae “Filhos de Jah” e show com Sambaceuma.I

Imirante.com

Noite de deslumbre no primeira dia de desfiles das escolas de samba em São Luís

O secretário0 administrativo da câmara municipal de São Luis Itamilson Correia de Lima desfilou pela escola de samba Turma de Mangueira

O governador Flávio e o presidente da Câmara Municipal de São Luis Astro de Ogun marcaram presença na passarela

O primeiro dia de desfiles das escolas de samba de São Luís, teve a participação de seis agremiações. A escola Unidos de Ribamar foi primeira a desfilar  em  seguida  se apresentaram  a Unidos de Fátima, Terrestre do Samba, Império Serrano, Turma de Mangueira e Favela do Samba, que encerrou  o primeiro dia de desfile.

A Unidos de Fátima levou para a avenida um enredo que contas a história de seus 60 anos. Já, a Terrestre do Samba abordou o tema “O grito de alerta e o sonho de uma nova era”, capitaneada pelo carnavalesco Joadson Portela. As cores são verde, branco e amarelo.

A escola do bairro do Monte Castelo, a Império Serrano foi para a passarela com o enredo “Na festança imperial tem barrica cultural”, criado pelos carnavalescos Sebastião Cardoso e Wilson Bozó. Do bairro do João Paulo, a Turma de Mangueira vem com o enredo “Amor, Crença e Tradição: 120 anos de Glória da Folha do Pajé (Maioba)”.

Com o enredo “Delírio de Sonhadores: União… São Luís… Arthur Azevedo….Um templo do povo, o templo do Carnaval”, a Favela do Samba fechou a primeira noite de desfiles.  O enredo de autoria do carnavalesco Pedro Padilha, fez  uma homenagem ao Teatro Arthur Azevedo – um dos mais antigos teatros do Brasil – que completa 200 anos.

Nesta  segunda­-feira (dia 27), a festa na passarela do samba começará a escola de samba Mocidade Independente da Ilha, seguida por  Túnel do Sacavém, Flor do Samba, Marambaia e Turma do Quinto, atual campeã do Carnaval.

Antes dos desfiles das escolas de samba, na noite deste domingo, se apresentarão as turmas de samba, a partir das 18h. São elas: Ritmistas de São José de Ribamar, Ritmistas da Madre Deus, Vinagreira do Samba e Fuzileiros da Fuzarca. Depois, será a vez dos Blocos Organizados, destacando Unidos do Porto Grande, Os Cobras das Estrelas, Beatos do Samba, Os Liberais e Mocidade de Fátima.

 

Ligações de telefone fixo para celular estão mais baratas

As chamadas locais e interurbanas de telefones fixos para móveis estão mais baratas desde o último sábado (25). A redução das ligações locais vai variar entre 16,49% e 19,25%, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Já para as chamadas interurbanas a queda dos valores será de 7,05% a 12,01%. A redução das tarifas vai beneficiar cerca de 41,8 milhões de assinantes de telefone fixo, segundo dados da Anatel até dezembro do ano passado.

Estão previstas novas reduções das tarifas cobradas dos consumidores em 2018 e 2019. A queda vai acontecer por conta da redução das tarifas de interconexão, pagas pelas empresas que utilizam a rede de outro grupo.

O cálculo das tarifas é feito pela Anatel utilizando o “Modelo de Custo”, que permite verificar com mais precisão os custos das empresas com equipamentos e estrutura administrativa.

Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações do País devem aumentar os investimentos na ampliação das suas redes, na melhoria da qualidade de serviços e no atendimento aos consumidores, conforme determinações da Anatel. As tarifas de interconexão foram usadas inicialmente para subsidiar a instalação de redes das operadoras móveis.

Ator de ‘Titanic’ e ‘Twister’, Bill Paxton morre aos 61 anos

Morreu, neste sábado (25), o ator americano Bill Paxton, aos 61 anos. Segundo informações do site “TMZ“, ele morreu repentinamente devido a complicações de uma cirurgia.
Ao longo de sua carreira, Paxton, que também era diretor, atuou em grandes sucessos de bilheteria, como “Titanic” (1997), “Twister” (1996) e “Aliens, o resgate” (1986). Ele foi indicado a quatro Globos de Ouro, três deles pela atuação na série “Big love”, que ficou no ar entre 2006 e 2011.
Mais recentemente, Paxton esteve em “O abutre” (2014), “term life” (2016) e na série “Traning day”. Seu próximo trabalho seria “O círculo”, longa de James Ponsoldt estrelado por Emma Watson e Tom Hanks, cuja estreia está prevista para abril deste ano, nos Estados Unidos.
A família do ator confirmou sua morte através de um comunicado: “É com pesar que compartilhamos que Bill Paxton morreu por complicações de uma cirurgia. ele teve uma ilustre carreira que atravessou quatro décadas como um ator e cineasta querido e prolífico. Sua paixão pelas artes era sentido por quem se aproximava dele, e seu calor e energia incansáveis eram inegáveis”.
Paxton deixa a mulher, Louise Newbury, e dois filhos.

Bandeira tarifária de energia elétrica será amarela em março

 

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nessa sexta-feira (24), que a bandeira tarifária das contas de luz em março será amarela, com custo adicional de R$ 2 a cada 100(kWh) consumido.

No mês de março, a previsão das vazões que chegam nos reservatórios das hidrelétricas ficou abaixo da expectativa anterior. Com isso, houve a indicação de maior geração termelétrica como medida para preservar os níveis de armazenamento e garantir o atendimento à carga do sistema.

A bandeira amarela é acionada nos meses em que o valor do Custo Variável Unitário (CVU) da última usina a ser despachada está entre R$ 211,28/MWh e R$ 422,56/MWh. Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), em março o CVU da última usina a ser despachada ficou em R$ 279,04/MWh.

Sistema de bandeiras

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica sem desperdício. A bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz: é uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido.

As bandeiras sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que será cobrada dos consumidores. Não existe, portanto, um novo custo, mas um sinal de preço que sinaliza para o consumidor o custo real da geração no momento em que ele está consumindo a energia, dando a oportunidade de adaptar seu consumo, se assim desejar.

Turista de São Luis morre afogado no Rio Pericumã em Pinheiro

Um jovem identificado pelo nome de, Hugo Rafael Coqueiro Coutinho Pereira, de 19 anos, morreu vítima de afogamento, na manhã deste domingo (26), por volta das 11: hs, no Rio Pericumã, nas proximidades do Bar e Restaurante Maria Santa, na cidade de Pinheiro (MA).

Segundo informou o Corpos de Bombeiros do Maranhão, ele foi resgatado, mais sem vida após horas de busca. Hugo Rafael é morador da capital São Luís, e estava passando o período carnavalesco junto com a família e amigos na baixada maranhense.

O resgate foi feito pelo mergulhador (CBM-MA), Soldado, Francinélio, e foi entregue para uma equipe do Samu, que chegaram a fazer os primeiros socorros, mas sem sucesso

Mais de 25 mil pessoas participam da abertura do carnaval de Anajatuba

 

Moradores, visitantes e conterrâneos da bela cidade de Anajatuba estão brincando um dos mais animados, seguros e organizados carnavais de todos os tempos. A abertura da folia foi movimentada pela banda Sacode, que fez o público se divertir com muita alegria, paz e segurança. Informações da Polícia Militar cobtabilizaram mais de 20 mil pessoas que lotaram a praça onde a festa está sendo realizada. Até terça-feira, a Prefeitura de Anajatuba promoverá mais esta grande festa da cultura popular, estimulando o turismo no município e gerando emprego e renda aos moradores. Um exemplo de gestão pública administrada com planejamento, responsabilidade e competência.