(O Estado do Maranhão)
O Instituto Escutec divulgou mais uma pesquisa de intenção de votos na disputa pela Prefeitura de São Luís. Pelos números, lidera o candidato da coligação Pra seguir em frente, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Ele é seguido por Wellington (PP) da coligação Por Amor a São Luís, que está tecnicamente empatado com a candidata da coligação São luís de Verdade, Eliziane Gama (PPS), o que deixa um eventual segundo turno com a disputa indefinida.
O levantamento foi encomendado pelo jornal O Estado. Foram entrevistadas 800 eleitores nos dias 31 de agosto e 1º e 2 deste mês. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é nº. MA 01182/2016.
No cenário estimulado, o candidato Edivaldo Holanda Júnior aparece com 30,6% da opinião dos entrevistados. Em seguida aparecem Wellington com 19,5% e Eliziane Gama com 18,5%. Devido a margem de erro, Wellington e Eliziane estão tecnicamente empatados o que deixa a disputa de um eventual segundo turno indefinida.
Ainda segundo a pesquisa, o candidato do PMN, Eduardo Braide, aparece com 6,5% e, em seguida, vem Fábio Câmara (PMDB) da coligação Coragem pra Fazer com 4,1% e Rose Sales (PMB) com 4%. O candidato Zeluis Lago (PPL) alcançou 1% das intenções de voto.
A pesquisa Escutec/O Estado mostra ainda que os candidatos da chamada ultraesquerda, Cláudia Durans (PSTU) e Valdeny Barros (PSOL) da coligação São luís, o caminho é pela esquerda! Não pontuaram. A opção nenhum deles aparece com 9,8% e não sabe ou não responderam somaram 6%.
Rejeição
Na pesquisa Escutec/O Estado também foi perguntado sobre a rejeição dos candidatos. Com o questionamento “Se as eleições fossem hoje, e sendo estes os candidatos, em quem o senhor não votaria para prefeito?” o cenário ficou com o candidato Edivaldo Holanda Júnior com 36,9% de rejeição, a maior entre os postulantes a prefeito da capital.
Ele é seguido pela candidata Eliziane Gama que aparece com 22,1%. Depois vem Wellington com 6,4%. Rose Sales, Fábio Câmara e Eduardo Braide têm o mesmo percentual de rejeição: 3%. Zeluis Lago aparece com 2,6%, Valdeny Barros com 1,6% e Cláudia Durans, 1%. A opção nenhum deles aparece com 7,6% e não sabe ou não respondeu, 12,8%.
Edivaldo também na frente
Já no cenário espontâneo (quando o eleitor não tem apresentação de nomes nos candidatos), o candidato Edivaldo Holanda Júnior aparece com 21% sendo seguido por Wellington com 12% e Eliziane Gama com 8%. Eduardo Braide aparece com 3,1% e Rose Sales e Fábio Câmara com 2% cada. Disseram que não votaria em ninguém 12% dos entrevistados e não respondeu ou não sabe somaram 39,9%.
Edivaldo Jr. foi o que mais cresceu nas duas pesquisas
Antes dessa pesquisa, no início do mês passado, o instituto Escutec divulgou pesquisa logo após o fim do período de convenções partidárias quando os candidatos à Prefeitura de São Luís já estavam definidos. Comparando os dois levantamentos, o candidato Edivaldo Júnior foi o que mais cresceu.
Na pesquisa Escutec/O Estado divulgada em agosto, Edivaldo Holanda Júnior aparecia com 25,2%. No levantamento atual, o candidato subiu cerca de 5%. Já em relação a segunda colocação, houve mudanças. A candidata Eliziane Gama apareceu na pesquisa de agosto com 21,8% caindo mais de 3% se comparado a pesquisa atual.
O candidato Wellington conseguiu subir menos de 1% em comparação aos dois levantamentos. Ele saiu de 18,7% em agosto para 19,5%. Já o candidato Eduardo Braide saiu de 4,9% na primeira pesquisa para 6,5%. Rose Sales caiu de 6,6% para 4% agora. Fábio Câmara tinha 4,3% e agora aparece com 4,1%.
Cláudia Durans e Valdeny Barros não chegaram a ter 1% no levantamento do mês passado e agora não pontuaram. Zeluis Lago não pontuou na pesquisa de agosto e agora alcançou 1%.