O prefeito Gil Cutrim lançou neste sábado (08), durante cerimônia realizada na Escola Municipal Liceu Ribamarense I, um plano estratégico de novas políticas públicas que será executado, a partir de agora, em São José de Ribamar.
Na oportunidade, Cutrim também entregou à classe estudantil novo fardamento e kits escolares, além de óculos para alunos que possuem problemas de visão.
O São José de Ribamar em Ação engloba vários programas nas áreas de mobilidade urbana, educação, saúde, tecnologia digital, combate as drogas e moradia destinada ao cidadão de áreas rurais.
O lançamento contou com a participação de representantes dos mais variados segmentos da sociedade da cidade, além de integrantes da classe política, dentre eles vereadores; o deputado estadual Glalbert Cutrim (PRB), que representou a Assembleia Legislativa; o vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B); o deputado federal Weverton Rocha (PDT); e o secretário estadual de Articulação Política, Márcio Jerry, que representou o governador Flávio Dino (PC do B).
O plano mostra que, apesar da crise financeira pela qual passa todos os municípios maranhenses, a Prefeitura de São José de Ribamar, de forma planejada, executará novos serviços em diversos setores da administração pública.
“Nossa administração, ao longo dos últimos anos, realizou centenas de importantes obras e ações em todos os setores. Mesmo diante das dificuldades financeiras, esse trabalho não parou e, agora, ganhará ritmo mais acelerado”, afirmou Gil Cutrim que, durante a apresentação do plano, fez um balanço positivo do trabalho realizado na cidade até o momento.
No setor da moradia, será desenvolvido, em parceria com o Governo Federal, programa de habitação que beneficiará agricultores familiares da cidade com a construção de 500 casas nos polos Cidade Nova/Itapari; Bom Jardim; São Paulo; Monte Alegre; Piçarreira; São Bráz Macado, Andiroba e Guarapiranga.
A área da tecnologia digital abrangerá diversas frentes de trabalho que irão propiciar, por exemplo, a implantação de pontos de Internet gratuita; instalação de sistema de monitoramento de câmeras em pontos estratégicos visando contribuir com o Estado no setor da segurança pública; oferecimento de novos serviços on line; comunicação integrada entre as Secretarias Municipais através de sistema moderno de fibra ótica; dentre outras.
No setor da mobilidade urbana, serão executadas ações de revitalização da malha viária do município, incluindo recuperação e melhoramento de vias, além da pavimentação e urbanização de outras.
Na área da saúde figuram como principais ações: expansão da rede de Unidades Básicas de Saúde; realização permanente de palestras educativas na rede municipal de ensino sobre o combate a violência doméstica e necessidade de denunciar casos de agressões;
implantação de um observatório municipal de trânsito; instalação de novos conjuntos semafóricos em todas as regiões da cidade; dentre outras.
No setor educacional, o trabalho estará pautado na expansão da rede de ensino (construção de novas escolas); melhoramento e modernização da estrutura física dos prédios já existentes na rede; ampliação do Programa Acesso Amigo, através do qual 25 escolas, até o momento, já receberam modernos laboratórios de informática; oferecimento de novos cursos de formação e capacitação para os professores da rede municipal de ensino.
Um programa de combate e de prevenção ao uso de drogas, principalmente junto aos jovens, será executado por meio de ações de conscientização da comunidade; cursos e palestras que irão formar multiplicadores das diretrizes do programa municipal de
prevenção ao uso de drogas; criação de políticas de parcerias público privadas; implantação do Conselho Municipal de Políticas Contra as Drogas e dos Comitês Escolares de Políticas Sobre Drogas.
Márcio Jerry e Weverton Rocha elogiaram a iniciativa do prefeito. Segundo eles, Gil Cutrim, ao lançar novos serviços em setores distintos, dá exemplo de que é possível governar mesmo diante da crise financeira instalada nos municípios.
“O prefeito Gil está de parabéns. Enquanto a maioria dos prefeitos não está conseguindo, sequer, cumprir com obrigações básicas, em virtude da queda acentuada de receitas, ele institui um pacote de novas ações que, em muito, irão beneficiar o povo ribamarense”, avaliaram o secretário e o deputado federal.