Olá, minha gatinha, muito bom dia! Certo de que estás numa boa por aí, ao lado do Criador, aviso que, no andar de baixo aqui o furdunço político continua em alta. A temperatura se elevou de tal forma que as conversas que circulam pelo país afora dão conta de uma suposta carta-renúncia redigida do próprio punho pela presidente Dilma, que deveria anunciá-la ainda esta semana.
Não boto fé nessa história, mas isso dá uma exata dimensão de como anda o clima político no Brasil. São várias as hipóteses sobre o futuro de uma renúncia da Dilma. Vão da posse imediata do vice-presidente Michael Temer, até a realização de uma eleição direta.
Agora fico aqui matutando, no caso do Temer assumir o poder. O que o povo brasileiro está pagando para ter a possibilidade do PMDB assumir a presidência da República. O PT assaltou os cofres públicos e faliu o País, se o PMDB assumir aí é que estaremos fritos, já que é uma sigla repleta de larápios das verbas oficiais. Que Deus nos acuda. Socorro!
Olha, hoje é dia dos Pais, irei almoçar com a rapaziada, mas, no meu caso, bem que poderia ser dia dos Avôs. Estarei com o Filipe, filho da Tâmara, junto com a Anaya e a Lívia, com o pensamento no Marcos, pai da neta Milena, que moram no Rio e lincado no Segundo, que no domingo passado me presenteou com o terceiro neto, o Pedro Miguel.
Bem, minha fofa, vamos agora às mais interessantes da semana.
*
Neguinho esculhamba, mas o velho Sarney mostrou força semana passada lá pelo Planalto. Conseguiu com que a presidente Dilma mudasse as regras de nomeação do DNIT, para beneficiar os afilhados do ex-presidente.
*
Negócio é o seguinte: Até então, todos os cargos comissionados do Departamento Nacional de Infraestrutura, só poderiam ser ocupados por funcionários de carreira, decisão extensiva aos órgãos vinculados.
*
Sarney choramingou ao ouvido da presidente Dilma até que ela baixou portaria abolindo a determinação anterior, para que afilhados de Sarney possam continuar mamando nas tetas do governo federal.
* Ciente do momento vivido pelo País, a Arquidiocese de Brasília acaba de promover um retiro, em Valparaíso (GO), para políticos no exercício do mandato e membros do Poder Executivo. Durante 72h, os bispos dom Valdir Mamede e José Aparecido pregaram sobre o amor de Deus e a tentação nos dias de hoje. Com fé, tomara tenha sido alta a frequência. A arquidiocese não informou o número de participantes. Só mesmo com muita reza.
*
A pressão no trabalho e a crise financeira, que levou alguns agentes da Polícia Federal da região Norte a ir para diligências de ônibus, esgarça a saúde mental da corporação. Só este ano, agentes cometeram suicídio em Minas Gerais, em Curitiba e aqui no. Maranhão.
*
Essa é engraçada, Bibi. Um colega de profissão, famoso por aqui me convida para um chopinho após o dia de batalha. Como sou louco por uma gelatinosa e queria um papo com o amigo, não me fiz de rogado.
*
Lá para tantas, quase ao final da boa conversa, ele me pede para tirarmos um self. Fiquei intrigado quando ele insistiu para batermos a foto juntos. Ele percebeu e me clareou as idéias.
*
Estava na corda bamba com a patroa, por conta de uma pulada de cerca e uma foto com um colega de longas datas iria acalmar os ânimos da patroa.
*
Tem uma jornalista daquelas cricri, fazendo levantamento sobre armações do deputado Edson Araújo (PSL), na área da pesca, em município da baixada maranhense. Quem me contou diz que é nitroglicerina pura.
*
Edson Araújo, assim como o deputado federal Cleber Verde (PRB) e o irmão deste, o deputado estadual Júnior Verde, do mesmo partido, se elegeram fazendo pescaria de votos no interior do Maranhão, numa maracutaia que está sendo investigada pela Polícia Federal.
*
Os três correm inclusive o risco de perderem seus mandatos. A matéria que está sendo elaborada, pelo que tomei conhecimento, envolve, no município, apenas o deputado Edson Araújo e um filho dele que é advogado.
*
Depois de longos anos no comando do PRTB, João Câncio perdeu a sigla para o prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva. João Bentivi, pré-candidato a prefeito pelo partido, pelo visto, vai ter que procurar outro ninho para seu pouso poolítico.
*
Tão me segredando por aqui que, depois da Estar Marques, defenestrada da Secretaria de Cultura pela falta de tato e de trato, o próximo para arrumar as malas e deixar o governo será o secretário de Fazenda.
*
Contra ele, estaria pesando a queda na arrecadação e alguns atritos com membros do governo. Pelo visto a reforma administrativa do governo Flávio Dino será mais rápida do que se possa imaginar.
*
O prefeito de Anajatuba, Hélder Aragão, pelo visto, não deverá passar o Natal como gestor municipal. Seu processo de cassação tem muitas provas de irregularidades.
*
Já o prefeito de Raposa, Clodomir Oliveira, depois de muita reviravolta, se confirmou no cargo, mas quem manda é a primeira-dama. Ele não sabe o que acontece n a administração. É como um fantoche.
*
Outro prefeito que parece não existir é o de Paço do Lumiar, Josemar Sobreira. Raposa e Paço do Lumiar não deverão reeleger seus administradores no próximo ano. São administrações ineficientes e com, suspeitas de muitas irregularidades.
*
O deputado Fernando Furtado, pelo que me contam, não deveria pular fogueira de São João. Dizem que tem rabo de palha na questão da pesca de votos. Mesmo assim, denuncia o Edson Araújo, o Cleber Verde e o Júnior Verde.
*
Institutos de pesquisas estão em campo, auferindo a popularidade de atuais prefeitos e de pré-candidatos que pretendem defenestrá-los do cargo. A campanha de 2016 já começou.
*
Bem, minha gata, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com o teu pimpolho. Um grande beijo celestial e até lá.
*
Beijão do filhote amado
Djalma