E-mail pra Dona Bibi

Olá, minha gata, muito bom dia! Ano n ovo, vida nova! Vamos aguardar que 2015 seja melhor do que 2014, o que acho um tanto difícil, já que iniciamos mais uma etapa de nossas vidas, com anúncio de aumento nos preços da energia elétrica, do combustível, de aluguéis de imóveis e de outros insumos, enquanto o salário, ó!
A mudança de ano teve, como principais novidades, a posse dos eleitos em outubro do ano passado. Em Brasília, a presidente Dilma garantiu que vai combater os inimigos externos da Petrobrás.
Estranho, porque quem afundou a estatal foram exatamente as pessoas de dentro. Os amigos, os diretores, todos escolhidos na ponta de dedo.
Ah, Bibi, o governador Flávio Dino começa a fazer com que jamais se tenha saudade de dona Roseana Sarney. Em seu discurso de posse, anunciou a convocação de mil aprovados no concurso da Polícia Militar.
Sabe o que Roseana fez com esse pessoal? Botou todo mundo para trabalhar no Carnaval do ano passado, garantindo que todos seriam chamados e, na hora agá, necas de catibiribas. Foi um verdadeiro conto de vigário.
Agora, o novo governador já anunciou a convocação deles.
Na Câmara Municipal, o vereador Astro de Ogum tomou posse e, bem ao seu estilo, disse que vai tratar os servidores com o maior carinho.
Passagem de ano de teu pretinho aqui foi no apartamento, junto com a Elineusa, que está enfrentando problemas de saúde, da Lívia e do amigo o advogado Raimundo Dias, o Raimundão.
Raimundão chegou lá em casa às 18 horas, levando duas caixas de cerveja de presentes. Começamos a bater papo e a entornar umas gelatinosas. À meia-noite, Lívia lembrou que era hora da ceia.
Fizemos a refeição e o bom papo foi esticado até às duas da matina. Agradeço aqui a boa companhia deste grande amigo.
Agora vamos às mais importantes da semana.
*
O prefeito Edivaldo Holanda esteve presente à posse do vereador Astro de Ogum na presidência da Câmara Municipal. Pelo que conversaram, observa-se que Legislativo e Executivo estão fumando o cachimbo da paz.
*
Grupos de cultura popular, como Fuzileiros da Fuzarca, Tambor de Mina Oriente, da Vila Passos e o Bloco Príncipe de Roma, se exibiram no pátio da Câmara, em homenagem a Astro de Ogum.
*
A propósito, Astro de Ogum, que já foi homenageado pela escola de samba Império Serrano, volta à Passarela de Samba este ano, como tema do Príncipe de Roma.
*
Muita gente que sonhava em arrumar cargos na estrutura do governo Flávio Dino, começa a tirar o cavalinho da chuva.
*
Os Sarney começam a enfrentar o drama da solidão do poder. Começa a nascer capim na porta da mansão da família no Calhau. Natal e ano novo, só com os familiares. Que saudade dos tempos de outrora.
*
O nome Sampaio Correa virou marca em 2014, principalmente após a negociação do volante Jonas para o Corinthian s, após ser paquerado por Cruzeiro e Fluminense.
*
Lembra da execução do prefeito Celso Daniel (PT), de Santo André, no interior de São Paulo, morto pela máfia do próprio partido. Pois é Bibi, a deputada Mara Gabrilli, abriu o verbo durante depoimento na Comissão de Combate ao Crime Organizado e mostrou as estranhas da ladroagem instalada no coração do governo petista. Veja o que ela disse, se referindo ao todo poderoso ex-ministro Gilberto Carvalho.
*

“Faz muitos anos que eu queria olhar nos olhos do senhor e fazer essas perguntas”, disse a deputada Mara Gabrilli em meio à interpelação que interrompeu a procissão de platitudes que o ministro Gilberto Carvalho desfiava, durante a sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Por mais de seis minutos, a parlamentar do PSDB paulista acuou o então secretário-geral da Presidência com a evocação de perturbadoras agravantes que envolvem o assassinato do prefeito Celso Daniel, ocorrido em janeiro de 2002.
Tentando controlar a emoção que em alguns momentos embargou a voz sempre suave, a deputada que um acidente de carro imobilizou na carreira de rodas abriu a ofensiva com a história do pai, dono de uma empresa de ônibus.
Vítima do esquema corrupto montado na prefeitura de Santo André para extorquir empresários do setor, e irrigar com boladas de bom tamanho as campanhas eleitorais do PT, ele era pressionado todos os meses “por uma gangue” ─ liderada, segundo Mara, por Klinger de Souza (subsecretário de Celso Daniel), Ronan Pinto (hoje proprietário do Diário do Grande ABC) e Sérgio Gomes da Silva, o “Sombra”, denunciado pelo Ministério Público como mandante do crime.

“O senhor sempre foi conhecido como o homem do carro preto”, disse a deputada ao ministro. “Era a pessoa que realmente pegava essa coleta de dinheiro extorquido de empresários e levava para o capo, como era conhecido o José Dirceu. Isso eu não li. Isso eu vivenciei”.
Depois de invocar os testemunhos dos irmãos de Celso Daniel e o depoimento de Romeu Tuma Junior, ex-secretário nacional de Justiça, publicado no livro “Assassinato de Reputações”, a deputada seguiu alternando acusações e cobranças.
Quis saber se Carvalho também acha que os fins justificam os meios e estranhou o descaso do ministro pelo esclarecimento de um episódio que comoveu e continua intrigando o país inteiro. “Por que o senhor não ajuda a apressar o julgamento do Sombra?”, perguntou, identificando pelo apelido o réu Sérgio Gomes da Silva, processado como mandante do assassinato. “O senhor não se incomoda com isso?”
Desconcertado, Carvalho reprisou o palavrório que recita há mais de dez anos. Alegou que “foi a Polícia Civil de São Paulo comandada pelo PSDB” que reduziu a crime comum uma execução encomendada. Como fez há três meses, prometeu acionar judicialmente Romeu Tuma Junior.
E jurou que ninguém sofreu tanto quanto ele com a morte do “amigo e mestre” Celso Daniel. Caprichando na pose de quem acabou de chegar ao velório, declamou mais de uma vez o mantra predileto: “Isso dói”.
Certamente doeu mais a surra verbal que levou de Mara Gabrilli.
É isso aí, Bibi, o verdadeiro retrato de um governo que atua com uma quadrilha em suas entranhas, cuja presidente vive a dizer que não existe corrupção, apenas malfeitos. Os malfeitores são os petistas de carteirinha.
Volto na próxima semana, Bibi se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi legal com teu pretinho aqui. Beijão do filhote amado.
Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *