Maranhão perde o poeta José Chagas

josé chagas

 

 

O poeta José Francisco das Chagas morreu na tarde desta terça-feira, em decorrência de problemas cardiorrespiratórios. Ele estava internado no Hospital UDI desde o dia 23 de abril vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Nascido no Sítio Aroeiras, em Santana dos Garrotes, estado da Paraíba, José Chagas completaria 90 anos no próximo dia 29 de outubro. Em 1948, ele radicou-se em São Luís, cidade com a qual criou um vínculo tão forte que se tornaria fonte inesgotável de inspiração para a escrita de seus textos, levando-lhe a ocupar a cadeira de número 28 da Academia Maranhense de Letras (AML).

Ao longo de sua trajetória intelectual, conquistou o reconhecimento através de uma extensa bibliografia em poesia e prosa, e pela incansável colaboração de décadas como cronista de diversos jornais maranhenses.

José Chagas estreou como escritor aos 31 anos, com a publicação de Canção da Expectativa pela Tipografia São José, em 1955. Sete anos antes, ele tinha se estabelecido em São Luís para a conclusão do ensino de nível médio, iniciado em Teresina (PI).

No conjunto da obra de José Chagas, a coletânea de sonetos Colégio do Vento, lançada em 1974. destaca-se por resgatar as lembranças da origem pobre no interior da Paraíba, quando o menino acompanhava o pai à lavoura e tinha de conciliar a dureza da realidade com as fantasias e sonhos da poesia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *