Chico Carvalho cria projeto de apoio ao dependente químico em São Luís

Vereador Francisco Carvalho

Vereador Francisco Carvalho

Tramita nas comissões técnicas da Câmara Municipal de São Luís, projeto de lei de autoria do vereador Francisco Carvalho (PSL), que cria, no âmbito do município, o Programa Municipal de Tratamento e Acompanhamento de Dependentes Químicos e Drogados. De acordo com a propositura do vereador, os recursos para a execução do referido programa podem ser alocados junto à Secretaria Nacional Anti-drogas do governo federal.

Ele acrescenta que as contrapartidas neste aspecto por parte do município de São Luis devem contar apenas com equipes medicas e locais de tratamento que podem ser instalados mediante parcerias, convênios e credenciamento de instituições já existentes ou a serem constituídas como unidades de saúde.

“Vivemos um momento doloroso envolvendo a nossa juventude. Parte dela está sendo devastada pelas drogas e isso é uma epidemia mundial, com profundos reflexos no Brasil, no Maranhão e em São Luís. A nossa sociedade não pode se esquivar para o enfrentamento desse grave problema”, salientou Francisco Carvalho.

O vereador destacou que os números obtidos junto às forças policiais  sobre o tráfico e o consumo de drogas na capital maranhense são alarmantes e mostra que as autoridades ainda estão despreparadas para combater tal endemia.

Conforme o vereador, torna-se necessária a formação de uma verdadeira cruzada contra esse grave problema. “Antigamente,  a sociedade discriminava e criminalizava o uso da maconha. Hoje, o que se vê é um verdadeiro coquetel de drogas, como a cocaína, o crack, a merla e  agora um  outro subproduto da cocaína,  o oxi, extretamente poderoso e  que vem deixando um rastro de dependentes pelo Brasil afora”, destacou Carvalho.

Na concepção do vereador, esse drama vivido pela sociedade requer atitudes firmes, coerentes, concisas, envolvendo todos os segmentos, para  se evitar uma geração perdida, o que significa um cenário de tristeza e desalento para todos.

“Deste modo, devemos nos adiantar e nos prepararmos para o grande desafio em nossa cidade da promoção da saúde público tal com prescrita pelo SUS Sistema único de Saúde para promover um sistema de saúde equipado e preparado para quaisquer contingências atinentes à saúde pública. Este programa impactará positivamente o sistema de saúde pública da cidade com a prestação diferenciada de serviços aos dependentes químicos e drogados tornando nossa cidade uma referencia nas políticas públicas, e dando continuidade aos avanços sociais dos últimos governos aqui instalados”, finalizou Francisco Carvalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *