E-mail pra Dona Bibi

Ei, gata, muito bom dia! Vamos acordar mais cedo, cidadã, que a maré tá pra peixe e teu pretinho tem pouca e boas pra te contar neste domingo, conforme a promessa da semana passada. Como sei que anda tudo às mil maravilhas por aí, vou logo adiantando que por estas plagas, como sempre estamos como a subir num pau-de-sebo.

Uma hora lá em cima, uma escorregada pra baixo, outra subida e a esperança de ficar no topo. Mas a vida é assim mesmo gatinha e não adianta reclamar muito. Nossa epopeia por aqui tem que ser assim, sem se deixar esmorecer, porque aí a coisa fica é pior.

Na política, cidadã, nada de novo no front, a não ser o desenho da eleição de 2014, que já está aí, embora alguns,  que enxergam menos que os cegos, não entendam o cenário, a partir das medidas adotadas pelo Palácio dos Leões, com empréstimos e mais empréstimos para a execução de obras de cunho puramente eleitoreiro.

Mas  não está reinando muita paz no balaio governista. A governadora Roseana Sarney já disse alto e bom som que seu candidato é o atual secretário de Infraestrutura, o Luiz Fernando, enquanto o senador Lobão Filho vem uivando aos quatro cantos, que o pai dele, o ministro das Minas e Energia, o senador Edison Lobão, de quem Lobinho é  suplente, será candidato de qualquer maneira.

Aí teu pretinho matutou daqui, matutou dali e chegou a uma conclusão: Lobão não será candidato. Não que seja proibido. O problema é que ele é filiado ao PMDB, partido do senador José Sarney, que ainda dá as cartas por aqui. E, no partido, quem manda com mão de aço é o senador João Alberto. Não precisa dizer mais nada.

Ah, andaram espalhando por aqui, Bibi, que o senador José Sarney teria dito a um seleto grupo de amigos, que poderia sair  candidato ao governo, caso o Luiz Fernando não decolasse. Pura bobagem. O Sarney é inelegível, já que quem governa  o Maranhão é a filha.

Olha, tua netinha, a Lívia está num pé e noutro. É que está em São Luís aquela carrumbamba de Imperatriz. A tia e madrinha dela, a Rafaela, com o marido Markus Anderson. Chegaram na quinta-feira, juntamente com a avó,  a Elineide, que estava arranchada na Imperosa há quase um mês.

Lívia está em lua de mel com a avó e a tia, que está grávida e num clima de expectativa que só as mulheres com esse dom divino de darem à luz, podem experimentar. Deixemos agora essas pendengas de família e vamos às mais importantes.

*

Sabe o Megbel  Abdalla, aquela da família Tanus, lá de Cururupu, Bibi? Pois é, o homem foi elevado ao cargo de desembargador na última quarta-feira, lá no Tribunal de Justiça. Pelo conhecimento que tenho, é o terceiro desembargador lá da terrinha.

*

Senão vejamos: Tivemos o João Miranda Sobrinho, que foi presidente do TJ e depois o Pires da Fonseca, que também presidiu o TJ. O João Miranda está aí em cima, dando aulas de Direito, enquanto Pires goza da boa aposentadoria lá na terra de Aquiles Lisboa.

*

O pau cantou feio lá na Câmara Federal na quarta-feira, Bibi, quando da eleição do deputado Marco Feliciano para a presidência da  Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, que era presidida pelo maranhense Domingos Dutra.

*

O Feliciano, morena, é um desses pastores que andam pregando salvação em troca de dinheiro por aí e é contra negros, homossexuais e o escambau. Como a moda agora é defender até diambeiro, a eleição do Feliciano provocou uma confusão dos diabos.

*

Primeiro que os parlamentares que defendem casamento  de homem com homem e mulher com mulher, se sentiram ofendidos e passaram a criticar o novo presidente da polêmica comissão, chamando-o de homofóbico, retrógrado e outros adjetivos impublicáveis.

*

Não tenho nada contra homossexuais, porque eles ofertam o que é deles, mas não vejo com bons olhos os que eles fazem se beijando em público e trocando outras carícias mais tórridas, porque considero isso uma verdadeira falta de vergonha.

*

Um amigo lá dos tempos de caserna, me encontra no centro da cidade dia destes, quando o assunto em pauta era esse e me diz o seguinte:

-Olha, Djalma, do jeito que as coisas  vão, dentro de pouco tempo, quem não for qualhira não vai conseguir emprego e nem vaga em universidade, já que eles estão criando uma tal de cota e poderão tomar é conta de tudo.

*

Sei que o colega falou com certo exagero, mas o que acontece por aqui, Bibi, é que se tu contratas uma pessoa desse grupo, jamais poderá demiti-la, porque incorre em discriminação, como está na lei.

*

Mas esse é um assunto muito delicado, porque a categoria é de briga e qualquer coisa que eles consideram desrespeito, o pau canta é feio. Está virando uma verdadeira casa de Noca este nosso Brasil, minha gatinha.

*

Tu nem sabe? O Clodomir Paz deixou o PDT e quem está pagando o pato é esposa dele, a deputada Graça Paz. Uma certa “Juventude Socialista”, do PDT, baixou o malho na parlamentar.

*

Isso porque o marido dela deixou o partido e foi nomeado secretário de Programas Especiais do governo Roseana Sarney. Muita gente estranhou. Teu pretinho, não. O Clodomir começou a carreira política foi lá no grupo do Zé Bigode.

*

Quando o Fernando mandava e desmandava na Cemar, Clodomir foi diretor e depois presidente, saindo dali para ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa. Rompeu com o grupo após ser derrotado, em segundo escrutínio, pelo Manoel Ribeiro, na disputa pela presidência da Assembléia Legislativa.

*

Se sentiu desprestigiado e foi para o grupo do Jackson Lago, quando o PDT do Maranhão tinha comando e pensamento de mudança. Como o partido virou um balaio de gatos, e de ratos, ele voltou para a sombra dos antigos aliados.

*

Olha, minha fofa, o vereador Zé Joaquim sempre acompanha esses recados. Diz que está atento ao que se passa. Zé Joaquim, data vênia, gatinha, é o decano da Câmara Municipal, exercendo o sétimo mandato consecutivo.

*

O homem tem um computador na cabeça. Sabre tudo sobre o Regimento e a Lei Orgânica da Casa. A gente faz uma pergunta e ele responde de bate pronto:

-Se não me falha a memória….

A resposta flui com rapidez impressionante e ao pé da letra. É assim esse grande parlamentar municipal, Bibi.

*

Bem, minha preta, com essa, teu neguinho vai ficando por aqui, garantindo que retorna na próxima semana,  se Deus quiser. E ele quer, porque é legal.

*

Beijão do filhote amado

Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *