Hugo Chávez visitou o Maranhão durante o governo de Jackson Lago

Hugo Chavez e Jackson Lago, antes de ser deposto do governo do Maranhão

Hugo Chavez e Jackson Lago, antes de ser deposto do governo do Maranhão

 Foi em março de 2008, que o Hugo Chavez  esteve em São Luís, numa visita ao então governador Jackson Lago, com o objetivo de firmar parcerias. A visita reuniu um forte aparato de segurança doutrinário, procedimento normal quando se trata de um chefe de poder. Policiais maranhenses se uniram a agentes venezuelanos em uma operação conjunta, que garantiu a total tranqüilidade do cumprimento da agenda presidencial, desde o aeroporto Cunha Machado, incluindo o trajeto das avenidas até o Palácio dos Leões.

Segundo o então  chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, coronel Francisco Melo, todo o esquema de segurança foi planejado com o apoio dos 50 agentes venezuelanos. Fizeram parte do aparato homens das Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária, Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros e agentes das Secretarias Municipais de Transportes Urbanos (Semtur) e da Saúde (Semus).

“Tratou-se de um trabalho atípico por conta da presença de um presidente da República. São normais os procedimentos de segurança para evitar qualquer tentativa de desordem. O resultado foi uma operação tranqüila sem maiores problemas”, disse o coronel Melo.

A tranqüilidade levou, inclusive, o presidente a encontrar centenas de pessoas, na Praça Dom Pedro II, logo em sua chegada. Ele dispensou o veículo, que o trouxe do aeroporto, adentrou o Palácio dos Leões a pé, ao lado do governador Jackson Lago, e foi recepcionado por movimentos populares com palavras de ordem. “Hugo Chávez é, ao mesmo tempo, popular e polêmico, porque adota medidas ousadas e acertadas. Ele gosta desse contato com o povão, comentou o venezuelano Adriano León, que acompanhou o comboio até o Centro de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *